A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 15 Janeiro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Economia

Grupo Dia vende operação no Brasil por valor simbólico

Após a transação, a rede será´assumida pela gestora de ativos brasileira MAM, que pertence ao Banco Master

Natália Brito

31/05/2024 às 14:00  atualizado em 31/05/2024 às 14:06

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Grupo Dia Brasil já passava por uma recuperação judicial

Grupo Dia Brasil já passava por uma recuperação judicial | Divulgação/DIA

Nesta sexta-feira (31), o Grupo Dia anunciou a venda de toda a sua operação no Brasil por um valor simbólico de 100 euros. Após a transação, a rede será assumida pela gestora de ativos brasileira MAM Asset Management, pertencente ao Banco Master, que deve receber mais 39 milhões de euros do grupo espanhol para superar a recuperação judicial.

Continua depois da publicidade

A empresa espanhola emitiu uma nota sobre a venda em fato relevante publicado junto ao órgão regulador do mercado de valores mobiliários espanhol. “A operação, marcada no contexto dos persistentes resultados negativos no Dia Brasil, conforme referido em fatos relevantes anteriores, resulta no total desinvestimento do Grupo Dia no território brasileiro”, afirmou.

Dia já estava em recuperação judicial 

O Dia Brasil já estava em recuperação judicial e havia anunciado o fechamento de 343 lojas em março deste ano. A controladora espanhola afirma que o movimento permitirá ao Grupo Dia focar em seus mercados mais rentáveis e com maior potencial de crescimento, argumento já utilizado em março, quando anunciou o fechamento das lojas. “Espanha e Argentina, onde atualmente o Grupo Dia alcançou uma posição relevante com uma estratégia centrada na distribuição de alimentos por proximidade.”

Compromissos de contribuição de recursos

Além de ter sido concretizada pelo valor simbólico de 100 euros, o Grupo Dia assumiu compromissos de “contribuição de recursos” em benefício do Dia Brasil no valor de 39 milhões de euros para que os compradores brasileiros possam superar o processo de recuperação judicial.

Continua depois da publicidade

O negócio também deve gerar um saldo contábil negativo de 30 milhões de euros pelo pagamento de dívidas financeiras com garantia, 27 milhões de euros pela reclassificação das diferenças de conversão associadas ao Real e 5 milhões de euros em despesas operacionais.

      

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados