A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 20 Fevereiro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Economia

Estudantes brasileiros podem ganhar bolsas de até 11 mil dólares para intercâmbio

Inscrições para o programa no Canadá estão abertas com a oportunidade de ficar de quatro a seis meses no país

Monise Souza

17/02/2025 às 09:00  atualizado em 17/02/2025 às 10:47

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Candidaturas serão avaliadas de acordo com o mérito da pesquisa ou estudo que será realizado no Canadá

Candidaturas serão avaliadas de acordo com o mérito da pesquisa ou estudo que será realizado no Canadá | Alex Shutin/Unsplash

O Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP), uma iniciativa governamental do Canadá que concede anualmente bolsas para intercâmbio gratuito no país, está com as inscrições abertas.

Continua depois da publicidade

O programa oferece a estudantes de países em desenvolvimento, incluindo o Brasil, a oportunidade de estudar ou realizar pesquisas no Canadá por um período de quatro a seis meses.

A iniciativa é destinada a estudantes matriculados em instituições de ensino superior brasileiras, seja na graduação, mestrado ou doutorado.

O objetivo do programa é oferecer oportunidades de intercâmbio acadêmico de curta duração, com foco no desenvolvimento de futuros líderes das Américas.

Continua depois da publicidade

Bolsas de estudo

As bolsas variam de 8.200 a 11.100 dólares canadenses e cobrem despesas como passagem aérea, visto, seguro-saúde, livros e moradia.

As candidaturas serão avaliadas de acordo com o mérito da pesquisa ou estudo que será realizado no Canadá, o benefício para a instituição de origem e para os pares, benefício para a instituição canadense, entre outros critérios.

Os candidatos selecionados podem chegar já em 1º de agosto de 2025 para o semestre de outono e, no máximo, em 1º de fevereiro de 2026 para o semestre de inverno/primavera. 

Continua depois da publicidade

Como participar

Para o intercâmbio na graduação, o programa exige um acordo de cooperação entre a instituição brasileira e a instituição canadense.

O candidato deve verificar se sua universidade possui um edital próprio de seleção para alunos de graduação ou se é necessário que um professor de universidade no Canadá aceite o aluno como pesquisador na graduação.

Para candidatos a mestrado ou doutorado, caso não haja acordo entre as universidades no Brasil e no Canadá, o aceite do estudante por um professor canadense será considerado como uma nova ou já existente colaboração entre os professores das universidades.

Continua depois da publicidade

A inscrição para o intercâmbio deve ser realizada na universidade brasileira do estudante, que será responsável por encaminhar a candidatura à universidade canadense.

O prazo para a universidade canadense fazer a indicação dos candidatos é 18 de março, mas as instituições brasileiras devem ter processos seletivos internos com datas anteriores a esta para que possam escolher os alunos contemplados.

O administrador da bolsa comunicará os resultados bem-sucedidos às instituições canadenses na primavera. O administrador não fornecerá feedback para inscrições malsucedidas.

Continua depois da publicidade

As instituições canadenses são responsáveis por notificar os candidatos sobre os resultados positivos.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados