A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 16 Janeiro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Economia

Estes estados têm o IPVA mais barato do Brasil; confira

Quatro unidades da federação possuem a menor alíquota do imposto para carros de passeio

Adriano Assis

16/01/2025 às 14:56  atualizado em 16/01/2025 às 15:08

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Santa Catarina e outros três estados têm a menor alíquota do Brasil

Santa Catarina e outros três estados têm a menor alíquota do Brasil | Divulgação/Prefeitura de São José-SC

Um dos primeiros pagamentos dos motoristas brasileiros no ano é referente ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. E quatro estados dividem o título de menor alíquota para carros de passeio no País.

Continua depois da publicidade

O IPVA é um tributo estadual e do Distrito Federal que incide sobre a propriedade de veículos. Suas regras e valores variam de acordo com cada unidade da federação.

Dentro de cada estado há alíquotas diferentes, de acordo com a categoria do veículo. Em muitos estados, como São Paulo, por exemplo, as locadoras de veículos também pagam menos que o consumidor comum.

Também podem ser criadas regras para categorias específicas, como para os carros elétricos ou mais antigos. Veículos com 20 anos ou mais de fabricação não pagam mais IPVA em São Paulo, por exemplo.

Continua depois da publicidade

Os mais baratos

Entre as 27 unidades federativas do Brasil – estados e Distrito Federal – quatro fixaram em 2% a alíquota de IPVA para todos os carros de passeio. 

São eles: Acre, Espírito Santo, Santa Catarina e Tocantins. Em outros dois estados, apenas alguns carros têm o imposto calculado a partir deste valor. 

No Mato Grosso, a alíquota é de 2% apenas para o carros de passeio com motor 1.0. Os demais pagam 3%.

Continua depois da publicidade

Já no Maranhão, os carros não foram divididos segundo sua motorização e, sim, por seu valor de mercado. O IPVA é calculado em 2% apenas para os veículos que custem até R$ 150 mil. Os demais pagam 3% de tributo. 

Ainda assim, estão abaixo dos estados com IPVA mais caro do Brasil. São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais fixam a alíquota de carros de passeio em 4%. O Amazonas também fixa a mesma alíquota para a maioria dos veículos, menos os com motores 1.0, que pagam 3%.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados