Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Algumas profissões estão em risco de extinção ou de adaptação para o mercado atual | Freepik
Algumas profissões podem perder espaço no mercado e até desaparecer até 2030. Isso pode ocorrer devido à automação e ao uso crescente da inteligência artificial. As informações são do Relatório do Futuro do Trabalho do Fórum Econômico Mundial.
Continua depois da publicidade
O relatório, divulgado em 8 de janeiro pelo Fórum Econômico Mundial, revela que as mudanças no mercado de trabalho afetarão 22% dos empregos até 2030.
A substituição de funções repetitivas por máquinas e sistemas inteligentes é uma realidade cada vez mais presente. Mas, além disso, o estudo mostra que os avanços tecnológicos, as mudanças demográficas, tensões geoeconômicas e pressões econômicas são os principais impulsionadores dessas mudanças.
Outro ponto apresentado pelo estudo explica que a lacuna de habilidades continua sendo o obstáculo mais significativo para a transformação dos negócios e foi citada por 63% dos empregadores como a principal barreira para que as operações deles não se tornem obsoletas.
Continua depois da publicidade
Algumas profissões estão em risco de extinção ou de adaptação para o mercado atual. A tendência é de que profissões administrativas e operacionais sejam as mais impactadas. Isso ocorre porque a digitalização dos serviços permite automatizar muitas dessas atividades.
Além disso, o setor financeiro também enfrenta mudanças significativas, já que a tecnologia permite maior precisão e eficiência na gestão de dados e registros fiscais.
Veja lista completa:
Continua depois da publicidade
Apesar disso, funções de linha de frente, incluindo trabalhadores rurais, motoristas de entrega e trabalhadores da construção, devem ter o maior crescimento de empregos em termos absolutos até 2030.
A projeção também indica um crescimento expressivo no setor de cuidados, como enfermagem, e na educação, especialmente para professores do ensino médio, impulsionado por mudanças demográficas.
Veja lista completa:
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade