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Economia

Consórcio EcoRodovias vence leilão do Lote Nova Raposo

Projeto prevê o investimento de cerca de R$ 8 bilhões ao longo dos 30 anos de concessão

Yasmin Gomes

28/11/2024 às 20:00

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Trecho leiloado pelo governo estadual envolve 10 municípios

Trecho leiloado pelo governo estadual envolve 10 municípios | Reprodução/Google Street View

O consórcio EcoRodovias venceu o leilão, realizado nesta quinta-feira (28/11), do Lote Nova Raposo para assumir o controle de 92 km de rodovias na região metropolitana de São Paulo pelos próximos 30 anos. O valor mínimo do lance era R$ 4,6 milhões. A EcoRodovias arrematou o lote por R$ 2,1 bilhões.

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O leilão ocorreu na Bolsa de Valores, a B3, em São Paulo. Ao todo, quatro grupos se habilitaram para participar do certame, sendo eles: EcoRodovias, CCR, Via Appia e EPR. As três primeiras já operam no estado de São Paulo.

No evento, as empresas ofertaram:

  • Via Appia Concessões S/A: R$ 477.480.000 outorga fixa
  • CCR S/A: R$ 1.400.000.000
  • EPR 2 Participações S/A: R$ 1.170.800.000
  • EcoRodovias Concessões e Serviços AS: R$ 2.190.800.000

Trechos leiloados

O trecho leiloado pelo governo estadual envolve 10 municípios: Araçariguama, Barueri, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Santana de Parnaíba, São Paulo, Itapecerica da Serra e Embu das Artes. Composto pelas rodovias:

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  • Rodovia Raposo Tavares (SP-270): entre os km 10,9 e 34;
  • Rodovia Presidente Castelo Branco (SP-280): entre os km 13,2 e 54,1;
  • Rodovia Coronel PM Nelson Tranchesi (SP-029): entre os km 34,5 e 43,7;
  • Estradas, ruas e avenidas que ligam as cidades de Cotia e Embu das Artes.

Com a promessa de desafogar o Rodoanel Oeste, o projeto criará uma rota alternativa composta por três grandes rodovias de São Paulo.

O projeto também envolve a construção de um túnel para conectar o final da Raposo à avenida Francisco Morato, na zona oeste da capital, de viadutos, ponte e alças de retorno na Marginal Pinheiros e manutenção e construção de passarelas e acessos nas rodovias.

Além disso, o sistema de pedágio Free Flow, que permite o pagamento eletrônico da tarifa sem a necessidade de parada, será implementado para melhorar a fluidez do tráfego na via. Entenda como funciona.

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Ao todo, o projeto prevê o investimento de cerca de R$ 8 bilhões ao longo dos 30 anos de concessão, segundo informações do Governo do Estado de São Paulo.

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