Entre em nosso grupo
2
Economia
Nova linha de montagem da Toyota vai fabricar um modelo especialmente para o Brasil
Continua depois da publicidade
Segunda fábrica da Toyota deve chegar em Sorocaba em 2026 | Sérgio Barzaghi/Governo do Estado de SP
A cidade de Sorocaba, no interior de São Paulo, deverá gerar dois mil empregos diretos e até dez mil indiretos nos próximos seis anos. O município, a 82 quilômetros da capital paulista, ganhará uma nova linha de montagem de veículos da Toyota.
Continua depois da publicidade
A ampliação do parque industrial da montadora será responsável pelo desenvolvimento de um novo veículo compacto híbrido flex, com produção confirmada a partir de 2025, além da fabricação de um modelo inédito que usa a mesma tecnologia e será desenvolvido especialmente para o Brasil.
O projeto faz parte do pacote de investimentos de R$ 11 bilhões que a Toyota anunciou no País até 2030. Esse plano de investimento é o maior da fábrica no Brasil. A montadora japonesa prevê aumentar a capacidade em mais de 100 mil veículos por ano com essa aplicação.
Com a planta feita em um terreno de 400 mil metros quadrados (m²), essa será a segunda fábrica da montadora na cidade, o que equivale a 40 campos de futebol. A nova unidade terá área total de 160 mil m² construídos, com início das operações previsto para 2026.
Continua depois da publicidade
O local será responsável pela produção de dois novos modelos de veículos híbridos flex, que combinam os motores a combustão e elétrico.
A cerimônia de lançamento da pedra fundamental das obras desta nova fábrica ocorreu nesta quinta-feira (31/10). Entre os participantes do evento estavam o prefeito reeleito da cidade, Rodrigo Manga, e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
O governo do estado de SP, inclusive, anunciou investimento de R$ 1 bilhão nas obras, por meio de créditos retidos de ICMS, viabilizados pelo programa Pró-veículo Verde.
Continua depois da publicidade
As fábricas da montadora em Sorocaba seguirão o conceito Ecofactory, que inclui tecnologias sustentáveis com foco na descarbonização e na redução do consumo de energia e água, além da diminuição do volume de resíduos.
Outra montadora, a BYD, oferecerá veículo elétrico com isenção de impostos para PCD, conforme divulgado em setembro.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade