Entre em nosso grupo
2
Economia
Câmara de Vereadores de Santana de Parnaíba aprovou em primeira votação reajuste do imposto para 2025
Continua depois da publicidade
Valor de IPTU arrecadado com base na atual PGV está ligado aos investimentos nas áreas de prestação de serviço da cidade | Marcio Koch/Secom
A Câmara de Vereadores de Santana de Parnaíba aprovou em primeira votação um Projeto de Lei que prevê um reajuste do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para 4,70% em 2025. A correção ocorre para fins de lançamentos na Planta Genérica de Valores (PGV).
Continua depois da publicidade
O prefeito de Santana de Parnaíba, Marcos Tonho (PSDB), explicou que o município é obrigado a aplicar 25% de suas receitas correntes na educação e 15% na saúde, o que significa que o valor do IPTU arrecadado com base na atual PGV está ligado aos investimentos nas áreas de prestação de serviço da cidade.
A prefeitura de uma cidade do litoral de São Paulo também vai reajustar IPTU, em 4,09% para 2025. Informação foi publicada no Diário Oficial do Município.
O projeto 135/2024 foi debatido, em primeira votação, na terça-feira (12/11). Agora, deverá retornar ao Plenário para segunda votação.
Continua depois da publicidade
A Planta Genérica de Valores (PGV) é um passo para a modernização da gestão tributária e o fortalecimento da justiça fiscal nos municípios. Por meio dela, as prefeituras conseguem aplicar o valor do IPTU.
Com a atualização periódica da planta, a cobrança do imposto é ajustada conforme as variações do mercado imobiliário, garantindo que os valores variem com a realidade econômica do local.
O valor venal do imóvel é calculado com base na PGV, multiplicando o valor unitário padrão da residência pelo valor da área do terreno ou edificação.
Continua depois da publicidade
O IPTU é um imposto cobrado anualmente a proprietários de casa, prédios e outras construções das cidades. O valor captado pode ser destinado a diversas áreas da administração pública municipal, conforme decisão da prefeitura. O montante arrecadado vai para as prefeituras das cidades onde os imóveis estão localizados.
Apesar disso, o IPTU não tem uma finalidade específica e pode ser destinado a qualquer necessidade das prefeituras nas quais o imposto foi recolhido.
O pagamento do IPTU pode ser efetuado à vista ou parcelado ao longo do ano, a depender da legislação municipal.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade