A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 14 Dezembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Economia

Boletos poderão ser pagos via pix a partir de 2025; confira mudanças

Novidade inclui pagamento por Qr-Code; recurso funcionará de maneira experimental até Banco Central aprofundar tema no próximo ano

Crisley Santana

13/12/2024 às 16:30

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Com recurso, pagamento passará a ser feito de maneira instantânea

Com recurso, pagamento passará a ser feito de maneira instantânea | Divulgação

Além do tradicional código de barras, os boletos agora poderão ser pagos com Pix, anunciou o Banco Central (BC) nesta quinta-feira (12/12). 

Continua depois da publicidade

A resolução entrará em vigor a partir do dia 3 de fevereiro. Contudo, segundo o BC, já será possível incluir QR codes nas contas que direcionem para o pagamento. 

O recurso será usado de maneira experimental até que instituição estipule regras mais específicas sobre o tema no próximo ano. 

Com o uso do código, basta apontar a câmera do celular para o pagamento ser realizado de maneira instantânea. Assim, não será mais necessário esperar vários dias até que a transação seja concluída, como acontece atualmente. 

Continua depois da publicidade

“Dessa forma, incorpora-se na experiência do uso do boleto de pagamento, instrumento amplamente utilizado e objeto de diversos aperfeiçoamentos de segurança ao longo dos últimos anos, a agilidade, conveniência e grande aceitação do Pix”, disse o BC em anúncio.

Além dos boletos, os ônibus de São Paulo vão aceitar pagamento via QR code e aproximação

Com a nova opção de pagamento via Pix, a instituição anunciou a criação do boleto dinâmico, uma ferramenta que garantirá maior segurança aos pagamentos de dívidas, principalmente os chamados títulos negociáveis. 

Continua depois da publicidade

Assim, para garantir a destinação correta dos pagamentos automáticos, o boleto dinâmico terá vinculação com o título, que será emitido digitalmente em sistemas autorizados pelo BC.

Além da segurança com o novo recurso, o BC destaca que ele moderniza o sistema financeiro, contribuindo com a negociação de títulos que são essenciais ao fomento de empresas de pequeno e médio porte. 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados