Entre em nosso grupo
2
Economia
Anúncio gerou especulações sobre uma possível fusão
Continua depois da publicidade
Azul e Gol anunciam compartilhamento de pontos de milhagem | Divulgação
Os usuários das companhias aéreas Azul e Gol agora poderão usufruir do compartilhamento de voos. As empresas anunciaram um acordo de cooperação comercial que fará conexão de suas malhas aéreas no Brasil por meio de um codeshare. O anúncio gerou especulações sobre uma possível fusão.
Continua depois da publicidade
Após a informação ser divulgada, as ações da Azul (AZUL4) subiram 9,14% na Bolsa de Valores de São Paulo, enquanto as da Gol (GOLL4) tiveram um aumento de até 16,6%.
Segundo informações do portal "O Globo", a Gol está em recuperação judicial e, de acordo com rumores do mercado, as negociações com a Azul podem levar à fusão das empresas. Em um evento em Nova York, na semana passada, o CEO da Azul, John Peter Rodgerson, mencionou, acreditar na consolidação do setor, mas não comentou diretamente sobre os rumores.
A parceria entre Azul e Gol abrange rotas domésticas exclusivas, operadas por apenas uma das empresas. Clientes das empresas poderão viajar entre cidades operadas pela Gol, trocar de aeronave e seguir para destinos operados pela Azul.
Continua depois da publicidade
Na distribuição de milhas, pontos acumulados em trechos comprados nos canais digitais de uma companhia poderão ser acumulados no programa de fidelidade escolhido pelo cliente, seja o Azul Fidelidade ou o Smiles (programa de milhas da Gol).
Juntas, Azul e Gol oferecem cerca de 1.500 decolagens diárias. Com o acordo, serão mais de 2.700 oportunidades de viagens com uma única conexão.
O acordo entre as companhias aéreas será válido apenas para rotas domésticas exclusivas. Esse acordo de codeshare, que permite o compartilhamento de voos, não incluirá rotas internacionais.
Para o check-in, os passageiros devem utilizar os canais digitais ou os balcões da companhia aérea que opera o voo ou o primeiro trecho da viagem. Em voos com conexão, todos os cartões de embarque serão emitidos no check-in inicial.
Continua depois da publicidade
O despacho de bagagem será o mesmo do check-in. As malas devem ser despachadas com a companhia que opera o voo ou o primeiro trecho e serão entregues no destino final, mesmo em caso de conexão com a outra companhia.
Em casos de remarcação ou cancelamento, os clientes devem entrar em contato com a companhia que vendeu a passagem. Detalhes adicionais sobre assentos especiais, bagagens despachadas e benefícios de programas de fidelidade continuarão a seguir as regras de cada companhia e devem ser consultados pelos clientes.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade