A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 18 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Economia

Anatel disponibiliza ferramenta para comparar ofertas de operadoras

É possível filtrar por preço, modalidade de pagamento, nome da empresa e volume de dados

Yasmin Gomes

03/06/2024 às 20:30  atualizado em 03/06/2024 às 22:47

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Pelas novas regras, as operadoras também podem migrar os clientes automaticamente para novos planos em caso de extinção dos atuais

Pelas novas regras, as operadoras também podem migrar os clientes automaticamente para novos planos em caso de extinção dos atuais | Divulgação/Anatel

Hoje (3), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) disponibilizou em seu site uma ferramenta que permite que o consumidor compare ofertas de operadoras disponíveis em sua cidade.

Continua depois da publicidade

A ferramenta é chamada de "Anatel Busca Ofertas", e lista os valores disponíveis por município e tipo de serviço, além de mostrar detalhes. É possível filtrar por preço, modalidade de pagamento, nome da empresa e volume de dados (no caso da telefonia móvel e banda larga, por exemplo).

As ofertas são separadas por Telefonia móvel, banda larga, TV por assinatura, telefonia fixa e combos.

Direitos do consumidor

A norma de 2014 define os direitos dos consumidores de telecomunicações e estabelece que as operadoras devem disponibilizar informações suficientes sobre suas ofertas, para permitir a comparação de pacotes entre empresas diferentes.

Continua depois da publicidade

As principais mudanças no regulamento são a proibição de cobrança no primeiro mês de inadimplência, a dispensa das operadoras de manter lojas físicas próprias e a liberação de planos exclusivamente digitais.

Pelas novas regras, as operadoras também podem migrar os clientes automaticamente para novos planos em caso de extinção dos atuais e de ausência de manifestação do cliente sobre adesão a um novo plano.

*Texto sob supervisão de Diogo Mesquita 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados