Entre em nosso grupo
2
Economia
Agência limita frequências semanais e impõe prazo de 60 dias para resolver falhas operacionais
Continua depois da publicidade
Aeroporto de Guarulhos | Paulo Pinto/Fotos Públicas
Nesta quarta-feira (5), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, não poderá aumentar a frequência de voos de passageiros até que questões de segurança operacional sejam resolvidas.
Continua depois da publicidade
A restrição foi estabelecida pela Portaria nº 14.734 de 4 de junho de 2024, que determina que o aeroporto não poderá ultrapassar as 2.714 frequências semanais de voos de transporte aéreo público de passageiros, conforme comunicado da Anac.
Além disso, se os problemas não forem solucionados em 60 dias, o número de voos permitidos será reduzido em mais 5%, passando para 2.578.
Segundo a Anac, apesar de ter sido notificada em duas inspeções e autuada, a concessionária do aeroporto não resolveu as falhas apontadas.
Continua depois da publicidade
As preocupações estão principalmente na segurança dos pátios das aeronaves, especialmente durante períodos de chuva e operações noturnas.
Entre os problemas identificados estão deficiências na manutenção da sinalização horizontal nos pátios de aeronaves e dos circuitos de sinalização luminosa, e na supervisão das operações nos pátios.
Além disso, há uma falta de ações efetivas para a revitalização tempestiva da sinalização horizontal em geral.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade