Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Expresso turístico para Paranapiacaba embarca na estação Luz | Divulgação/Governo de SP
O trem de Paranapiacaba leva os passageiros em uma viagem até o vilarejo na Serra do Mar, seguindo o caminho da antiga Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, que foi importante para o desenvolvimento da região.
Continua depois da publicidade
O passeio de trem oferece a chance de conhecer a vila de Paranapiacaba, conhecida por sua arquitetura colonial e história industrial.
Durante o trajeto, os passageiros podem ver as paisagens da Mata Atlântica, passando por túneis e pontes que são exemplos da engenharia ferroviária.
Além de conhecer a história da ferrovia e da vila, a viagem inclui informações sobre a importância econômica e social do transporte ferroviário no Brasil.
Continua depois da publicidade
Este passeio é uma oportunidade de vivenciar a história ferroviária diretamente e se conectar com a natureza e a cultura da região.
O trajeto do trem acontece nos finais de semana, com embarque disponível na Estação da Luz ou na Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André (Linha 10-Turquesa da CPTM).
A viagem é feita em um trem com dois carros de aço inoxidável, fabricados no Brasil na década de 1950, puxados por uma locomotiva da mesma época, que foi reformada.
Continua depois da publicidade
O percurso de 48 km leva cerca de 1h30 e segue pela Linha 10-Turquesa. Entre os pontos de interesse estão as estações Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, tombadas pelo patrimônio histórico de São Paulo.
Essas estações foram construídas pela SPR (São Paulo Railway), a primeira ferrovia paulista, inaugurada em 1867. Além disso, a vila de Paranapiacaba abriga a segunda locomotiva mais antiga do Brasil, que pertenceu à SPR e hoje faz parte do acervo da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF).
A vila também é conhecida pelo Festival de Inverno de Paranapiacaba, realizado todo mês de julho, com uma programação variada de música popular brasileira, rock, música clássica e atrações internacionais.
Continua depois da publicidade
Os valores dos ingressos para este passeio são:
A cidade de Paranapiacaba remete à época britânica, com ruas estreitas e casas de estilo colonial. Um dos principais pontos da cidade é a Estação Ferroviária, onde há uma réplica do famoso relógio Big Ben, reformado e visível de longe, quando a neblina permite.
Outro lugar importante é o Museu do Sistema Funicular, onde é possível ver trens da São Paulo Railway Company e vagões usados no período imperial para transportar D. Pedro II.
Continua depois da publicidade
Não deixe de visitar também o Castelinho, antiga residência do engenheiro chefe da vila. Localizado no topo de uma colina, o Castelinho exibe móveis antigos, fotos, documentos e um pequeno acervo de equipamentos ferroviários.
Paranapiacaba é conhecida pelo seu roteiro cultural. A vila oferece diversos locais dedicados ao artesanato e exposições, como o Antigo Mercado e a Casa Fox. Caso queira fazer uma pausa para um café, a Cafeteria Infinito Olhar é uma boa opção.
Além disso, Paranapiacaba é a sede do Festival de Inverno de Paranapiacaba (FIP), realizado geralmente em julho, que atrai cerca de 100 mil turistas para conferir atrações musicais e intervenções artísticas espalhadas pela vila.
Continua depois da publicidade
Confira os demais pontos turístico localizado próximo à cidade de Paranapiacaba que você pode visitar:
Inaugurado em 5 de junho de 2003, o Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba é uma Unidade de Conservação de proteção integral com 426 hectares de Floresta Atlântica.
Localizado ao redor da Vila Histórica de Paranapiacaba, o parque integra-se a um corredor ecológico, que inclui a Reserva Biológica do Alto da Serra de Paranapiacaba e o Parque Estadual da Serra do Mar, e está vinculado às Zonas Núcleo da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo e da Mata Atlântica, conforme o Programa Man and Biosphere da UNESCO.
Continua depois da publicidade
O parque é conhecido por suas nascentes do Rio Grande e pela biodiversidade, com espécies endêmicas e recentemente catalogadas. Os visitantes podem explorar seis trilhas com acompanhamento de monitores ambientais.
Para chegar ao parque, é possível ir de carro pela Rodovia Adib Chamas - 122 até a Parte Alta, onde há estacionamento, ou de transporte público, pegando o ônibus 424 - Paranapiacaba da Viação Ribeirão Pires na estação Rio Grande da Serra (Linha 10-Turquesa da CPTM). O parque está aberto de terça-feira a domingo, das 9h às 16h
A Trilha do Mirante é uma das mais tradicionais em Paranapiacaba. O percurso começa na Vila de Paranapiacaba e segue pela Mata Atlântica, revelando a rica flora e fauna do bioma. O destino é na antiga plataforma que sustentava a torre da TV Tupi, de onde se tem uma vista privilegiada da Serra do Mar.
Continua depois da publicidade
No retorno do Mirante, os visitantes podem seguir para a Trilha da Pontinha. Esta caminhada é cercada por manacás, imbaúbas, bromélias e diversas aves. A trilha leva a uma "piscina natural" formada pelo represamento do Rio Grande, onde é possível descansar e aproveitar um mergulho.
A represa, construída pelos ingleses no século XIX, também cria uma cascata artificial, tornando o local ainda mais interessante.
Quer ver mais detalhes sobre a cidade de Paranapiacaba? Acesse o vídeo no YouTube feito pelo blogueiro Luiz Mastropietro
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade