Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Três 'rounds' de avaliação determinaram qual é mais saudável para cozinhar, azeite ou óleo de soja | Freepik
Se você cozinha, então já deve ter se perguntado alguma vez sobre qual tipo de óleo é mais saudável para cozinhar: azeite ou óleo de soja. Para responder a esta pergunta a Gazeta recorreu a diversos estudos científicos. O resultado você confere a seguir.
Continua depois da publicidade
Para determinar se o azeite ou o óleo de soja é mais saudável para cozinhar, consideramos 3 critérios: os efeitos de cada um na saúde cardiometabólica, na produção de compostos tóxicos durante o cozimento e os aspectos nutricionais.
Veja como cada um se saiu em cada um dos “rounds” de avaliação.
Azeite de Oliva: Estudos indicam que o azeite de oliva, rico em ácidos graxos monoinsaturados (MUFA), tem efeitos benéficos na saúde cardiometabólica.
Continua depois da publicidade
De acordo com a pesquisa publicada no jornal científico Food & Function, os benefícios incluem aumento do colesterol HDL (o colesterol bom) e redução de enzimas hepáticas.
Além disso, o azeite de oliva está associado a efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios. A descoberta é da Universidade Católica Portuguesa.
Ademais, ele melhora da função endotelial, previne obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e neurodegenerativas.
Continua depois da publicidade
Óleo de Soja: O óleo de soja, rico em ácidos graxos poli-insaturados (PUFA), também pode melhorar a sensibilidade à insulina e aumentar a diversidade da microbiota intestinal. A afirmação vem de um artigo publicado no The Journal of Nutritional Biochemistry.
No entanto, não mostrou vantagens significativas em comparação ao azeite de oliva em termos de perda de peso ou perfis cardiometabólicos.
Vencedor do round: Azeite de oliva.
Continua depois da publicidade
Azeite de Oliva: Este óleo é mais resistente à oxidação térmica, produzindo menos aldeídos tóxicos durante o cozimento em altas temperaturas. A conclusão é de um estudo feito pelas universidades britânicas, Montfort University e Kingston University.
Isso o torna uma opção mais segura para frituras e outros métodos de cozimento que envolvem calor elevado.
Óleo de Soja: Devido ao seu alto conteúdo de PUFA, este composto tende a produzir maiores quantidades de produtos de oxidação lipídica (LOPs), incluindo aldeídos tóxicos, quando exposto a altas temperaturas.
Continua depois da publicidade
Esses compostos estão associados a efeitos mutagênicos, carcinogênicos e cardiovasculares.
Vencedor do round: Azeite de oliva.
Azeite de Oliva: Fritar alimentos em azeite de oliva resulta em um perfil de ácidos graxos mais saudável e uma menor proporção de ômega-6/ômega-3 em comparação ao óleo de soja. O achado científico é de pesquisadores chilenos que publicaram seu estudo na revista Food Chemistry.
Continua depois da publicidade
Além disso, o azeite de oliva contém compostos fenólicos que aumentam a capacidade antioxidante dos alimentos.
Óleo de Soja: Embora o óleo de soja também possa aumentar a diversidade da microbiota intestinal e melhorar a sensibilidade à insulina, ele não oferece os mesmos benefícios antioxidantes que o azeite de oliva.
Vencedor do round: Azeite de oliva.
Continua depois da publicidade
Embora seja necessária uma análise científica mais profunda para a definição, com base nesses estudos, é possível afirmar que o azeite de oliva é geralmente mais saudável para cozinhar do que o óleo de soja.
Ele oferece benefícios cardiometabólicos superiores, é mais resistente à oxidação térmica, produz menos compostos tóxicos durante o cozimento e possui um perfil nutricional mais favorável.
Portanto, para uma escolha mais saudável, o azeite de oliva é a melhor opção.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade