Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
O munícipio de Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, possui a melhor qualidade de vida do Brasil | Divulgação/PMGP
Localizado a cerca de 300 quilômetros de São Paulo, um município do interior de São Paulo foi eleito como a cidade de maior qualidade de vida do Brasil, segundo um estudo da IPS Brasil (Índice de Progresso Social). Trata-se de Gavião Peixoto.
Continua depois da publicidade
Com pouco menos de 30 anos de existência, a cidade tem quatro mil habitantes e possui ótimo desempenho econômico. Saiba mais abaixo.
Com apenas 28 anos de existência, a cidade de Gavião Peixoto era, anteriormente, apenas um distrito de Araraquara, que está localizada a cerca de 35 quilômetros do local. No dia 27 de dezembro de 1995, foi classificada oficialmente como um município.
Desde então, a cidade tem se desenvolvido em um ritmo equilibrado, oferecendo uma combinação chamativa de tranquilidade e acesso a serviços que, normalmente, são encontrados apenas em grandes cidades.
Continua depois da publicidade
A população é de um número baixo, o que condiz com o espaço pequeno da cidade. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia de Estatística) há 4,7 mil residentes fixos em Gavião Peixoto.
A cidade recebeu uma pontuação geral de 74,49 no IPS, que considera três dimensões principais: necessidades humanas básicas, fundamentos para o bem-estar e oportunidades, a colocando na liderança do ranking.
A cidade possui uma boa aprovação nos quesitos de segurança, serviço público e preservação ambiental, fatores que ajudaram na conquista da primeira posição do ranking. Outra cidade do interior paulista com bom índice de preservação ambiental e com belezas naturais, é Amparo.
Continua depois da publicidade
A cidade de Gavião Peixoto se destaca por bom desempenho nos índices de emprego e renda. Cerca de 86,22% da população é economicamente ativa e a renda média dos moradores é de R$ 6,3 mil.
Esses indicadores contribuem para estabilidade econômica e chamam a atenção de qualquer pessoa que deseja se mudar para o interior de São Paulo.
A agricultura predomina na cidade. Do total de produção agrícola, 53% é dedicado ao cultivo de laranjas e 38% se concentra em cana-de-açúcar.
Continua depois da publicidade
Contudo, além deste setor, a indústria e o setor de serviços também se destacam.
O índice de educação também é bom. Um levantamento do IBGE realizado em 2010, apontou que 98,7% dos jovens entre 6 a 14 anos estavam matriculados em escolas.
Na geração de emprego, mais uma boa notícia. Cerca de 86% da população está trabalhando em alguma função, o que representa um índice de desemprego baixo, de pouco menos de 14%.
Continua depois da publicidade
Um trabalhador formal médio tem um salário na casa dos R$ 6,3 mil.
Outro ponto que chama atenção sobre a cidade, é o fato de que ela abriga a segunda sede da fábrica da Embraer, inaugurada em 2001.
A fábrica também representa grande parte da economia da cidade.
Continua depois da publicidade
O Índice de Progresso Social (IPS) avalia diversas dimensões, como necessidades humanas básicas, fundamentos do bem-estar e oportunidades.
Gavião Peixoto se sobressai em todos esses aspectos, garantindo água potável, saneamento básico, moradia adequada, segurança, inclusão social e acesso à educação.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade