A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 28 Dezembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Dicas da Gazeta

3ª melhor cidade do Brasil fica no interior de SP; conheça

Local é chamado de 'Capital da Tecnologia' e possui bons índices na economia, educação e de expectativa de vida

Leonardo Sandre

21/12/2024 às 17:00  atualizado em 26/12/2024 às 12:36

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Conhecida como a 'Capital da Tecnologia', São Carlos, no interior de São Paulo, possui uma economia considerada robusta e com centros tecnológicos de muito destaque

Conhecida como a 'Capital da Tecnologia', São Carlos, no interior de São Paulo, possui uma economia considerada robusta e com centros tecnológicos de muito destaque | Divulgação Ass. Imprensa GasBrasiliano

O estado de São Paulo possui duas das três melhores cidades para se viver no Brasil. É o que apontou um estudo realizado pelo Índice de Progresso Social (IPS).

Continua depois da publicidade

A liderança fica para Gavião Peixoto e a terceira posição para São Carlos, ambas no interior paulista. A segunda posição ficou com Brasília, capital nacional.

A metologia da pesquisa avaliou o bem-estar da população, a qualidade de vida e as oportunidades sociais. São Carlos, por exemplo, de destacou por ótimos índices na economia, educação e boas opções de lazer. Veja abaixo.

O que tem em São Carlos?

A cidade possui diversos pontos positivos, divididos em tópicos importantes.

Continua depois da publicidade

Educação em São Carlos

Conhecida como a "Capital da Tecnologia", a cidade do interior de São Paulo possui uma economia considerada robusta.

Além disso, abriga diversos centros tecnológicos de muito destaque, que frequentemente são utilizados pelas principais universidades do País, como a USP (Universidade de São Paulo) e a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos).

O interior de São Paulo colocou, inclusive, 13 dos 20 municípios com maior qualidade de vida em todo o território nacional.

Continua depois da publicidade

Cultura e lazer em São Carlos

Na área da cultura, a cidade conta com algumas opções interessantes, com a maioria estando localizada na zona central da cidade. As opções de lazer entregam muitas paisagens e contato com a natureza, possuindo as cachoeiras como um de seus diferenciais.

Os passeios ao ar livre, como no Parque Ecológico de São Carlos, permitem que as famílias apreciem um tempo de qualidade e longe da vida estressante. O nível de poluição do local é mais baixo que a média nacional.

A temperatura média anual é de 19,6 ºC, o que segundo os moradores e visitantes, contribui para tornar o local muito agradável. 

Continua depois da publicidade

Infraestrutura e transporte

A infraestrutura é outro setor que possuem altos índices e que entrega variadas opções de serviços e comércios para a população, com o transporte local sendo bem avaliado para satisfazer o público.

A bicicleta também é uma opção acessível, com diversos pontos importantes da cidade podendo ser acessados facilmente com este meio de transporte.

O interior de São Paulo possui apenas uma cidade com índices melhores que o de São Carlos: trata-se do município de Gavião Peixoto, considerada a melhor cidade para se viver no Brasil.

Continua depois da publicidade

Segurança e expectativa de vida

A cidade também apresenta um número mais baixo de homicídios se compararmos com outras cidades.

O local ocupa a 177ª posição em ranking de cidades com mais ocorrências deste tipo de crime em 2023, de acordo com estudo produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

A expectativa de vida também é outro positivo da cidade, sendo um dos mais altos do Estado e do País. O município chegou a ser eleito o 17º melhor para idosos em todo o Brasil, segundo pesquisa do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, em 2020.

Continua depois da publicidade

Outra cidade destaque em segurança e qualidade de vida também localizada no interior paulista é o município de Jundiaí.

Emprego

Com bons índices acadêmicos e econômicos, a cidade entrega boas oportunidades de emprego para quem se dispor a se mudar até lá. Em 2022, 87,086 empregados foram reportados, 46.2% em Serviços, 25.6% em Indústria, e 19.9% em Comércio.

Alimentação

Os custos com alimentação, tanto em supermercados quanto em restaurantes, são considerados moderados, na faixa pouco superior aos R$ 20, mais baratos se comparados com outras cidades mais famosas ao redor do Brasil, como o Rio de Janeiro.

Continua depois da publicidade

Restaurantes universitários e opções de refeições econômicas são populares entre os estudantes.

Metologia do estudo do Índice de Progresso Social

O Índice de Progresso Social (IPS) utiliza uma metodologia integral, considerando quesitos além das medidas econômicas tradicionais. O estudo se concentra em três dimensões principais:

  • Necessidades humanas básicas;
  • Fundamentos do Bem-Estar e
  • Oportunidades.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados