Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
O Parque Ibirapuera possui muitas histórias curiosas da cultura paulitana | Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas
Aproveitar os dias mais tranquilos para se conectar com a natureza, praticar esportes e passear com a família é sempre uma escolha bem-vinda. E para quem mora na Capital encontra tudo isso no Parque Ibirapuera.
Continua depois da publicidade
Inaugurado em 1954, o "Ibira" possui mais de 20 atrações, entre museus, áreas dedicadas ao esporte, espaço para passear com os pets, e muito mais, em uma área de aproximadamente 158 hectares.
Veja abaixo seis fatos surpreendentes sobre este histórico parque.
Uma curiosidade do parque já começa em como ele é chamado. O nome Ibirapuera significa “árvore apodrecida”, em tupi-guarani.
Continua depois da publicidade
Atualmente abrigo de belos jardins, áreas de esporte e de museus, o local era, em suas origens, uma área alagadiça, com solo de várzea e, por isso, foi assim nomeada pelos indígenas que habitavam a região.
Mesmo com mais de 1,5 milhão de metros quadrados pertencentes ao local, o parque é superado em 50 vezes pelos 79 milhões de metros quadrados do Parque Estadual da Cantareira.
Considerando apenas os parques municipais, o Ibirapuera também fica para trás. O Parque Anhanguera é o maior da Capital, com 9 milhões de metros quadrados.
Continua depois da publicidade
As terras devolutas, que foram cedidas pela União à Prefeitura em 1890 para darem origem à área verde, tinham originalmente 43,5 milhões de metros quadrados. Ou seja, o tamanho do Parque Ibirapuera seria 29 vezes maior do que é atualmente.
Contudo, essas terras foram ocupadas por bairros como Vila Nova Conceição e Indianápolis. Em 1926, quando o prefeito Pires do Rio propôs oficialmente a criação de um parque ali, os contornos já estavam próximos dos atuais.
Se não é o maior parque em questão territorial, o Ibirapuera compensa em outro quesito: é líder disparado de visitação, ultrapassando outros nomes fortes como o Parque da Independência e o Villa-Lobos, por exemplo.
Continua depois da publicidade
O local chega a receber 150 mil pessoas por fim de semana. O parque ultrapassou o número de 12 milhões de visitas nos anos de 2022 e 2023.
Em meio a seu enorme espaço, é possível encontrar 532 espécies de plantas, incluindo árvores, arbustos e herbáceas, plantas de caule mole que não produzem madeira, e 30 espécies de briófitas (que não possuem vasos condutores de seiva), sendo um destino agradável para os amantes da flora.
Sobre a fauna, o local também não decepciona. São mais de 352 espécies de animais, sendo estas: 45 espécies de borboletas, 12 de peixes, 14 de répteis e anfíbios, 17 de mamíferos e 229 de aves.
Continua depois da publicidade
Diversas espécies de peixes e tartarugas se abrigam nos 150 mil metros quadrados da região dos lagos, que são fundamentais na absorção da água da chuva e moderação climática.
Presente dentro do Parque Ibirapuera, o espaço chamado de Planetário Ibirapuera apresenta sessões educativas que levam as crianças para uma jornada pelo universo.
Com formato arredondado, como o de um planeta, o espaço, que possui o nome original de Planetário Professor Aristóteles Orsini faz parte do patrimônio científico de São Paulo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade