Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Campo de Paranapiacaba é o estádio de futebol mais antigo do Brasil com medições oficiais | Marc Witarsa/Google Reviews
O primeiro campo de futebol em território brasileiro fica em São Paulo. O esporte mais popular do País conquistou multidões e inspira crianças que sonham em se tornarem jogadoras ao crescer. E foi em Paranapiacaba, distrito de Santo André, no ABC Paulista, que o primeiro gramado oficial do esporte surgiu.
Continua depois da publicidade
O campo foi fundado pelos ingleses na segunda metade do século 19 em uma vila operária de Paranapiacaba, e preserva a arquitetura inglesa da época.
Antes de falar da construção do primeiro campo, é necessário falar da criação da primeira ferrovia do Estado, que junto aos trilhos colabora para a história do futebol. Os ingleses vieram a trabalho e o filho de um deles, trouxe bolas, chuteiras, uniformes e as regras do esporte. Esse menino foi Charles Miller.
Perto da ferrovia, foi então inaugurado, no ano de 1894, o primeiro campo de futebol com medidas oficiais do Brasil, pertencente ao clube União Lyra Serrano, chamado na época de Serrano Athletic Club, levando assim o nome de Estádio União Lyra Serrano.
Continua depois da publicidade
O Serrano Athletic Club, como o time era conhecido à época, era formado por ferroviários da São Paulo Railway e chegou a enfrentar os principais times do futebol paulista. Em 1936, o Serrano se uniu à Sociedade Recreativa Lyra da Serra, formando o Clube União Lyra-Serrano, como é conhecido até hoje.
Anos mais tarde, diversos eventos esportivos seguiram ocorrendo no local. Em uma das partidas, Mané Garrincha, um dos maiores jogadores da história do futebol e ídolo brasileiro da Copa do Mundo de 1962, foi o grande destaque, contribuindo para um espetáculo.
Quase 130 anos depois de sua inauguração, o campo foi todo revitalizado em busca de manter este legado nacional ativo.
Continua depois da publicidade
Nas obras, que duraram quase dois anos, tendo sido finalizadas em 2023, novas arquibancadas de madeira e os trilhos que servem como base para o alambrado foram restaurados. Do lado do campo, agora existe o memorial Charles Miller, com registros do pai do futebol e da chegada do esporte ao Brasil, além da história da vila inglesa de Paranapiacaba.
A drenagem do campo também foi totalmente substituída. Os vestiários antigos deram espaço a dois sanitários para os torcedores que estiverem na arquibancada. Foi feita a construção de novos vestiários, tribuna com função de mirante acima dos vestiários, muro de gabião com dupla função - contenção e arquibancada, e mais um sanitário.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade