Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
A região do Vale do Ribeira possui uma opção ideal de turismo ecológico. Trata-se da maior reserva privada de Mata Atlântica. o Legado das Águas. | Reprodução/Youtube
O estado de São Paulo, mais especificamente a região do Vale do Ribeira, possui uma opção ideal de turismo ecológico. Trata-se da maior reserva privada de Mata Atlântica. o Legado das Águas.
Continua depois da publicidade
Local é administrado pela empresa Reservas Votorantim e oferece atividades e cursos que proporcionam aos visitantes, além da diversão, uma vivência na Mata Atlântica. Saiba mais abaixo.
O Legado das Águas é a maior reserva de Mata Atlântica privada do Brasil, com extensão de 31 mil hectares divididos entre os municípios de Juquiá, Miracatu e Tapiraí, no Vale do Ribeira, no sul do estado de São Paulo.
A área está sendo preservada há mais de 50 anos, conservando as nascentes da Bacia do Rio Juquiá.
Continua depois da publicidade
Em 2012, todo o território, protegido e em estágio avançado de conservação, foi institucionalizado como "Legado das Águas".
Isso ocorreu com a missão de "proteger os recursos naturais para esta e para as próximas gerações, garantindo a preservação dos habitats e a conservação de espécies da fauna e flora e outros organismos".
A Reserva é um dos únicos destinos em todo o Brasil com infraestrutura para oferecer ecoturismo no coração da Mata Atlântica, com atividades para diferentes públicos, como trilhas, passeios aquáticos, mirantes, rapel e canoagem.
Continua depois da publicidade
A área ainda conta com opção de pousada e camping. As atividades podem ser guiadas, com datas e horários pré-definidos e valores diferenciados; ou autoguiadas, com acesso a partir da compra do ingresso de visitação.
O Legado também fomenta pesquisas científicas próprias, recebe pesquisadores de instituições parceiras, sedia cursos e contribui para a regeneração e recomposição de áreas degradadas da Mata Atlântica dentro e fora do Vale do Ribeira.
Além disso, atua em projetos sócio-econômicos nos municípios de Juquiá, Miracatu e Tapiraí.
Continua depois da publicidade
Durante todo o percurso, é possível notar a presença marcante da Mata Atlântica em um alto grau de conservação.
Em contato com a natureza, a atração, além de uma aventura, é uma verdadeira imersão em uma Floresta imponente e exuberante. Pássaros como o Martim-Pescador, Águia Pescadora, garças e Biguás são facilmente avistados.
O espaço também conta com rios que formam cachoeiras de águas cristalinas e potáveis, maximizando ainda mais a experiência a um santuário preservado.
Continua depois da publicidade
O Centro de Biodiversidade da Mata Atlântica do Legado, produz plantas nativas do bioma para restauração ecológica e projetos paisagísticos, com capacidade produtiva de 200 mil mudas por ano, de mais de 80 espécies nativas diferentes.
De acordo com a organização, mais de 40 mil pessoas já foram beneficiadas com as ações de apoio nos eixos de atuação social e educação ambiental.
Entre as pesquisas científicas desenvolvidas na reserva, algumas das descobertas recentes foram:
Continua depois da publicidade
É possível se hospedar no espaço para uma experiência mais aprofundada. As reservas podem ser conferidas no site oficial.
Trilhas, refeições e atrações podem variar de acordo com a época que a visita for agendada.
Acesso ao Legado das Águas partindo de São Paulo:
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade