Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
O pássaro-preto, também conhecido como graúna e outros nomes regionais, é uma ave da família Icteridae, famosa por seu canto melodioso. Ele mede entre 21,5 e 25,5 cm e pesa até 90,3 g, sendo todo preto. | Reprodução/Canto de Pássaros
Os pássaros brasileiros costumam se destacar por sua grande beleza. No entanto, não são só suas características físicas que chamam a atenção. Descubra a seguir 5 cantos de aves mais bonitos do Brasil, segundo análise de um canal dedicado ao tema.
Continua depois da publicidade
A lista a seguir traz aves encantadoras que enfeitam os céus de todo o Brasil. E a seleção foi feita pelo perfil do Instagram "Canto dos Pássaros Oficial", que elegeu os 5 cantos de pássaros mais bonitos do País, de acordo com a admiração de seus seguidores. Confira a seguir:
Em primeiro da nossa lista vem o Sabiá-Laranjeira. A ave é símbolo do estado de São Paulo e está por todas as partes da capital paulista. O sabiá é uma ave popular, citada por diversos poetas como o pássaro que canta na estação do amor, ou seja, na primavera.
Continua depois da publicidade
Em tupi, sabiá significa “aquele que reza muito”, em alusão à voz dessa ave. Segundo uma lenda indígena, quando uma criança ouve, durante a madrugada, no início da primavera, o canto do sabiá, será abençoada com muita paz, amor e felicidade.
No Brasil podem ser encontradas outras espécies de sabiá, tais como: sabiá-una, sabiá-barranco, sabiá-poca, sabiá-coleira, sabiá-do-banhado, sabiá-da-praia, trinca-ferro-gonga, sabiá-do-campo, entre outros. Embora estas últimas quatro espécies não pertençam ao gênero Turdus e consequentemente à família Turdidae.
O curió (Sporophila angolensis) é uma ave da família Thraupidae, também conhecida como bico-de-furo ou avinhado. Mede cerca de 14,5 cm e o macho apresenta coloração preta na parte superior e castanho-avermelhada na inferior, com asas brancas.
Continua depois da publicidade
Apesar do nome científico sugerir origem angolana, a espécie é nativa da América. Mede entre 10,6 e 12,4 cm e pesa até 14,5 g. O macho é preto com detalhes castanhos, enquanto a fêmea tem plumagem parda. O bicudo (Sporophila maximiliani) é um parente próximo e excelente cantor, porém maior e totalmente preto.
O pássaro-preto, também conhecido como graúna e outros nomes regionais, é uma ave da família Icteridae, famosa por seu canto melodioso. Ele mede entre 21,5 e 25,5 cm e pesa até 90,3 g, sendo todo preto.
A espécie apresentou músicas, como a de Luiz Gonzaga, que retratam a prática cruel de cegá-los para intensificar seu canto. A graúna também foi personagem do cartunista Henfil, que usava humor para criticar a ditadura. Devido à sua beleza e canto, é alvo do tráfico de animais silvestres.
Continua depois da publicidade
O bigodinho, também chamado de papa-capim ou gravatinha, é encontrado em quase todo o Brasil, especialmente em áreas com vegetação rasteira e perto de água. Vive em campos abertos e plantações.
Devido ao seu canto, é alvo de captura ilegal, o que reduziu sua população, principalmente no Nordeste. Mede entre 10 e 11 cm, pesa até 12g e o macho é facilmente reconhecido pelas marcas brancas na cabeça contrastando com o corpo negro. A fêmea é parda, com um bico menor e amarelado.
O corrupião, também chamado de sofreu ou concriz, é uma ave da família Icteridae, com plumagem alaranjada e preta. Mede entre 23 e 26 cm e pesa até 67,3 g. O macho possui um capuz preto, asas pretas com manchas brancas e peito laranja intenso.
Continua depois da publicidade
A espécie é conhecida pelo canto melodioso e pode aprender sons, como os do hino nacional. Devido à sua beleza e canto, é alvo de captura e tráfico ilegal, apesar de estar classificado frequentemente como Pouco Preocupante (LC) em termos de conservação, ameaças como caça e destruição de habitat.
Outras aves interessantes
Agora que você conhece os 5 cantos de aves mais bonitos do Brasil, descubra os cantos dos pássaros que nos acordam pela manhã e as 9 aves que podem cantar seus próprios nomes.
Continua depois da publicidade
*Informações do site Wikiaves.com.br
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade