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A maior ponte de SP: conheça a importância do canal do interior paulista

Com 2,4 km de extensão, a estrutura que liga Pongaí a Novo Horizonte passa por duplicação para melhorar o tráfego e a segurança

Leonardo Sandre

16/02/2025 às 20:52  atualizado em 17/02/2025 às 09:54

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Maior ponte de SP está na região do interior

Maior ponte de SP está na região do interior | Reprodução/Youtube/Val Drone Hobby

A Ponte Engenheiro Gilberto Paim-Pamplona, com 2,4 quilômetros de extensão, é a maior ponte do estado de São Paulo sobre o Rio Tietê. Ela conecta os municípios de Pongaí e Novo Horizonte pela rodovia SP-333, desempenhando um papel crucial no transporte regional.

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Histórico e importância da ponte

Inaugurada para conectar Pongaí e Novo Horizonte, a ponte sempre foi um elo vital para o centro-oeste paulista.

A Ponte Engenheiro Gilberto Paim-Pamplona é a maior sobre o Rio Tietê em São Paulo, com 2,4 km de extensão. Ela liga Pongaí e Novo Horizonte, sendo essencial para o transporte regional.
A Ponte Engenheiro Gilberto Paim-Pamplona é a maior sobre o Rio Tietê em São Paulo, com 2,4 km de extensão. Ela liga Pongaí e Novo Horizonte, sendo essencial para o transporte regional.
Para melhorar o fluxo de veículos, a ponte passa por um projeto de duplicação. A obra visa aumentar a segurança e a eficiência no trânsito da SP-333.
Para melhorar o fluxo de veículos, a ponte passa por um projeto de duplicação. A obra visa aumentar a segurança e a eficiência no trânsito da SP-333.
As obras começaram em agosto de 2024 e contam com um investimento de R$ 350 milhões. A previsão de entrega é para o segundo semestre de 2026.
As obras começaram em agosto de 2024 e contam com um investimento de R$ 350 milhões. A previsão de entrega é para o segundo semestre de 2026.
A duplicação envolve 124 estacas de sustentação, sendo 112 dentro do Rio Tietê. O uso de balsas auxilia na instalação da nova estrutura.
A duplicação envolve 124 estacas de sustentação, sendo 112 dentro do Rio Tietê. O uso de balsas auxilia na instalação da nova estrutura.
A modernização da ponte é vista com otimismo pelas comunidades locais. A nova estrutura facilitará o transporte e impulsionará a economia regional.
A modernização da ponte é vista com otimismo pelas comunidades locais. A nova estrutura facilitará o transporte e impulsionará a economia regional.
Espera-se que a duplicação reduza o tempo de viagem e aumente a segurança na SP-333. Motoristas e transportadores serão beneficiados com a melhoria.
Espera-se que a duplicação reduza o tempo de viagem e aumente a segurança na SP-333. Motoristas e transportadores serão beneficiados com a melhoria.
Desde sua inauguração, a ponte é essencial para o escoamento de produtos agrícolas e industriais. Sua extensão destaca sua importância para o centro-oeste paulista.
Desde sua inauguração, a ponte é essencial para o escoamento de produtos agrícolas e industriais. Sua extensão destaca sua importância para o centro-oeste paulista.
Com a conclusão da duplicação, a infraestrutura atenderá melhor o tráfego crescente. O projeto reforça o compromisso com o desenvolvimento sustentável da região. (Fotos: Reprodução/Youtube/Val Drone Hobby)
Com a conclusão da duplicação, a infraestrutura atenderá melhor o tráfego crescente. O projeto reforça o compromisso com o desenvolvimento sustentável da região. (Fotos: Reprodução/Youtube/Val Drone Hobby)

Sua extensão de 2,4 km não apenas destaca sua grandiosidade, mas também ressalta sua importância estratégica para o escoamento de produtos agrícolas e industriais, fortalecendo a economia local e estadual.

Para aprimorar o fluxo de veículos e aumentar a segurança, a ponte está passando por um projeto de duplicação.

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As obras, iniciadas em agosto de 2024, contam com um investimento de R$ 350 milhões e têm previsão de conclusão para o segundo semestre de 2026. A concessionária Entrevias é a responsável pela execução do projeto.

Detalhes técnicos da duplicação

O processo de duplicação envolve a instalação de 124 estacas de sustentação, conhecidas como tubos-camisa, que chegam a 30 metros de altura e são fixadas no leito do rio. Destas, 112 estão localizadas dentro do Rio Tietê e 12 nas cabeceiras da ponte.

A utilização de balsas e embarcações de apoio é essencial para a instalação dessas fundações, garantindo a estabilidade da nova estrutura.

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Impacto regional e expectativas

A duplicação da Ponte Engenheiro Gilberto Paim-Pamplona é aguardada com entusiasmo pelas comunidades locais. A melhoria na infraestrutura promete facilitar o transporte de pessoas e mercadorias, impulsionando o desenvolvimento econômico da região.

Além disso, espera-se que a nova estrutura reduza o tempo de viagem e aumente a segurança para os motoristas que utilizam a rodovia SP-333.

Futuro promissor com a nova estrutura

Com a conclusão das obras prevista para 2026, a expectativa é que a ponte duplicada atenda ao crescente volume de tráfego da região.

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A modernização da infraestrutura rodoviária reflete o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida das populações locais.

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