Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Animais foram resgatados em Ilhéus, no interior da Bahia
Continua depois da publicidade
Animais foram transportados gratuitamente pelo programa Avião Solidário da LATAM | Gareth/Pixabay
O Zoológico de São Paulo agora conta com dois novos moradores: um casal da espécie mico-leão-da-cara-dourada. Ameaçados de extinção, eles foram transportados da Bahia para a capital paulista.
Continua depois da publicidade
Sob o nome científico Leontopithecus chrysomelas e popularmente conhecidos como sagui, os animais foram transportados gratuitamente pelo programa Avião Solidário da LATAM, no último sábado (28/12), em parceria com a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB).
Os dois foram resgatados em Ilhéus, no interior da Bahia. A fêmea estava sendo criada como pet e foi entregue voluntariamente à Polícia Ambiental da região.
Já o macho foi resgatado poucos dias depois na mesma região e encaminhado ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS) da empresa Bahia Mineração (BAMIN).
Continua depois da publicidade
Especialistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) avaliaram que os animais não apresentavam condições de serem devolvidos à natureza.
Após análise, identificaram o Zoológico de São Paulo como uma das instituições adequadas para destino, considerando seu histórico na manutenção e conservação da espécie.
Em 13 anos de existência, o programa Avião Solidário da LATAM com instituições parceiras já fez o transporte gratuito de mais de 868 toneladas de cargas e 4,6 mil animais no Brasil.
Continua depois da publicidade
A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou definitivamente o projeto que regulamento o transporte de animais domésticos de pequeno porte em aeroportos de concessão estadual. O texto segue para sanção do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade