Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Avião fez escala em Portugal para reabastecimento e pousou na Base Aérea de Guarulhos
Continua depois da publicidade
Passageiros resgatados desembarcam em Guarulhos | Divulgação/ Embaixada do Brasil em Beirute
O primeiro voo da Operação Raízes do Cedro, organizada pelo Governo Federal para resgatar os brasileiros na zona de conflito no Líbano, chegou por volta das 10h, à Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, São Paulo, neste domingo (6/10).
Continua depois da publicidade
O voo decolou sábado (5/10) às 13h18 (horário de Brasília). A aeronave de modelo KC 30, da Força Aérea Brasileira, decolou do Aeroporto de Beirute com 228 pessoas, destas 10 crianças, e três animais domésticos, segundo informações da FAB.
O avião precisou fazer uma escala em Lisboa, Portugal, para reabastecimento. A aeronave deve voltar ainda neste domingo, por volta das 14h, ao Líbano.
Essa é a primeira chegada da operação Raízes do Cedro. A previsão é que novos voos sejam autorizados pelo governo brasileiro nos próximos dias para resgatar até 500 brasileiros por semana da zona de conflito entre Israel e o grupo extremista Hezbollah.
Continua depois da publicidade
Na tripulação do KC-30, há uma equipe de três médicos, dois enfermeiros e dois psicólogos preparados para garantir o acolhimento e assistência aos passageiros.
Segundo o tenente-coronel aviador Marcos Fassarella Olivieri, o voo é semelhante ao perfil dos 13 feitos na Operação Voltando em Paz, de 2023, para resgatar quase 1.600 brasileiros e mais de 50 animais domésticos das zonas de conflito em Israel, na Faixa de Gaza e Cisjordânia.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade