Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Imagem que viralizou relacionada a suposto golpe | Reprodução
Após um viral que rolou pelas redes sociais nas últimas semanas (leia mais abaixo), o Detran-SP esclareceu que não realiza notificação de autuação deixadas em para-brisas de veículo, em especial com QR codes para pagamento.
Continua depois da publicidade
“Se você encontrar um papel desse tipo no seu carro, não acesse o QR code nem efetue qualquer pagamento”, informou o órgão pelas redes sociais nesta semana.
A assessoria de imprensa do Detran-SP informou que envia esse tipo de comunicado apenas por carta e que infrações por estacionamento em local proibido são de responsabilidade dos municípios.
O Detran paulista também indicou que, em caso de tentativa de golpe, é importante que a vítima registre um boletim de ocorrência na Delegacia Eletrônica da Polícia Civil. Há outros golpes rolando nas redes, como um relacionado a ovos de Páscoa.
Continua depois da publicidade
Circula pelas redes sociais a foto de uma notificação de infração de trânsito com o logotipo do Detran-SP e um QR code de pagamento, colocada diante do para-brisa de um carro.
Uma mensagem diz que quem usar o celular para ler o código terá os dados roubados.
Segundo o portal g1, porém, QR code da imagem viral não leva a um site fraudulento, mas ao próprio portal oficial do Detran-SP.
Continua depois da publicidade
Ou seja, não se trata de um golpe para roubar dados ou zerar contas bancárias. A citação a um suposto crime tem o objetivo apenas de pânico e desinformar a população.
O Detran-SP disse ainda ao portal que as cartas de infração enviadas aos condutores tem um QR code, que encaminha o leitor ao site oficial.
As mesmas informações podem ser consultadas quando o motorista faz o o login diretamente no portal do departamento.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade