Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Com ventos de mais de 100 km por hora, o fenômeno destruiu estabelecimentos, derrubou outdoors e fez o mar recuar em São Vicente, litoral paulista
16/08/2022 às 13:20 atualizado em 16/08/2022 às 14:41
Continua depois da publicidade
Imagens publicadas por populares na internet flagraram desastres em diferentes cidades de Santa Catarina e São Paulo | Reprodução/Redes sociais
A passagem de um ciclone extratropical, com ventos que ultrapassaram os 100 quilômetros por hora e que atinge o País desde o último dia 10 de agosto, está assustando moradores com desastres de diversas dimensões.
Continua depois da publicidade
Na última quarta-feira (10), um outdoor localizado na cidade de Porto Belo, em Santa Catarina, caiu devido à forte ventania. O desastre poderia ter sido maior caso o fogo tivesse se aproximado de um posto de gasolina que estava muito próximo ao local do acidente.
Um homem filmou o momento da queda da placa:
Tardeee, povo!
Em SC estamos assim, chuva forte, ventos, maré altíssima, cidades alagadas por conta do ciclone q novamente passa por aqui! O pico está previsto para tarde, a defesa civil está pedindo p pessoas ficarem em casa! Muitas cidades sem energia elétrica! pic.twitter.com/sz020mPevx
Continua depois da publicidade
Um bar flutuante na região de Balneário Camboriú, litoral norte de Santa Catarina, se desprendeu e foi arrastado para alto mar também na quarta-feira (10).
A princípio tripulantes de um barco próximo acreditavam que haviam funcionários a bordo da plataforma arrastada e tentaram ajudar no resgate das pessoas, mas a informação foi descartada horas mais tarde.
A assessoria do bar DEJOUR divulgou uma nota esclarecendo o acidente ocorrido nesta quarta.
Continua depois da publicidade
“A DEJOUR Club – primeiro floating club itinerante que iria inaugurar em breve em Balneário Camboriú – sofreu um golpe duro da natureza na manhã desta quarta-feira (10). Com passagem de um ciclone extratropical com chuva intensa e ventos fortes com a velocidade das rajadas ultrapassando 100 km/h, que atinge o litoral de Santa Catarina, a estrutura da plataforma náutica se desprendeu e foi arrastada para alto mar na Praia Central”.
Veja abaixo o vídeo do estabelecimento levado a alto mar:
Continua depois da publicidade
Santa Catarina BALNEÁRIO CAMBORIU. RESTAURANTE FLUTUANTE. Atingido pelo ciclone/tufão pic.twitter.com/ulOQnOoKEW
— Ricardo Salik (@RicardoSalik2) August 10, 2022
Uma das torres do conjunto de edifícios Yachthouse em Balneário Camboriú, que lideram o ranking dos edifícios residenciais mais altos do Brasil, foi filmada balançando durante a passagem do ciclone também em Santa Catarina.
De acordo com o site "Isto é - Dinheiro" o local é conhecido pelo investimento de Neymar, que comprou uma das coberturas do condomínio. Veja imagens do efeito dos ventos no prédio:
Continua depois da publicidade
Arranha-céu ‘do Neymar’ balança com ciclone em Balneário Camboriú pic.twitter.com/bQJFzprYQl
— Babilônia (@hamudaniel19) August 10, 2022
Vídeos que mostram um redemoinho se formando no mar catarinense também deixaram pescadores e locais assustados. De acordo com o site de meteorologia "Metsul", este tipo de fenômeno é comum quando os ventos atingem alta velocidade. Assista ao momento em que o redomoinho foi flagrado:
IMAGEM | Ciclone gera maior vorticidade na atmosfera que pode causar trombas d’água na costa e redemoinhos de vento. Vídeo via @plantao190 gravado em Guaratuba, no litoral do Paraná. pic.twitter.com/cDrEDBxX9d
Continua depois da publicidade
O mar "sumiu" no litoral paulista, na cidade de São Vicente. O efeito de maré negativa também é atribuído por meteorologistas à passagem do ciclone. Este fenômeno consiste no deslocamento de grandes volumes de água do mar para o oceano, o que faz com que a orla fique seca e a faixa de areia se estenda.
Na gravação, feita pelo fotógrafo Pedro Luiz Alves, 52, é possível ver uma grande faixa da orla, perto da Ponte Pênsil, um dos cartões postais da cidade.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade