Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Segundo Metrô, passageiros acionaram o botão de emergência; circulação dos trens foi interrompida
Continua depois da publicidade
Passageiros acionaram o botão de emergência do metrô e andaram pela passarela de emergência | Reprodução/Redes Sociais
Vídeos gravados por passageiros que utilizavam a linha 3-Vermelha na manhã desta terça-feira (26/11) mostram o momento em que pessoas desembarcaram do trem dentro do túnel, tendo que caminhar sobre a plataforma de emergência.
Continua depois da publicidade
Segundo o Metrô, passageiros acionaram o botão de emergência por volta das 8h30, fazendo com que o trem parasse no meio do trajeto entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Marechal Deodoro.
Por conta disso, a circulação dos trens foi interrompida neste trecho, para que os funcionários do Metrô auxiliassem os passageiros a sair em segurança.
Ainda segundo o Metrô, a circulação dos trens estava em processo de normalização, devido a uma falha mais cedo, na estação Tatuapé, que deixou estações lotadas.
Continua depois da publicidade
Assim que as vias neste trecho foram liberadas, a circulação dos trens passou a ser feita de forma regular. Durante a ocorrência, os trens da Linha 3-Vermelha operaram com restrição de velocidade e maior tempo de parada nas plataformas.
A reportagem pediu posicionamento ao Metrô sobre o motivo dos passageiros terem acionado o botão de emergência, mas ainda aguarda resposta. No site oficial ainda consta a informação de velocidade reduzida.
As transferências para as linhas da CPTM, pelas estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé, ainda estão liberadas gratuitamente.
Continua depois da publicidade
O Metrô também acionou os ônibus do Plano de Apoio entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência (PAESE) entre as estações Penha-Lojas Besni e Palmeiras-Barra Funda.
As demais linhas não foram afetadas por conta destas falhas. Em nota, o Metrô pede desculpas pelos transtornos causados.
“A circulação dos trens na Linha 3-Vermelha iniciou processo de normalização às 9h58 desta terça-feira (26). Por volta das 6h40, um equipamento elétrico da via na região da estação Tatuapé foi danificado e ocasionou a desenergização naquele trecho, no sentido Corinthians-Itaquera. Às 8h10, após intervenção de uma equipe de manutenção, as vias foram reenergizadas. Em seguida, já próximo da normalização, passageiros acionaram botão de emergência em um trem entre as estações Palmeiras-Barra funda e Marechal Deodoro, descendo à passarela de emergência da via. Por isso, a circulação foi interrompida no trecho para orientação e retirada dos passageiros. Assim que as vias neste trecho foram liberadas, a circulação dos trens passou a ser feita de forma regular”.
Continua depois da publicidade
“Durante a ocorrência, os trens da Linha 3 operaram com restrição de velocidade e maior tempo de parada nas plataformas. Como alternativa, o Metrô liberou a transferência gratuita para a CPTM nas estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera e acionou operação PAESE com ônibus no trecho entre as estações Penha e Barra Funda. Por questões de segurança, foi adotada estratégia de controle de fluxo de embarque nas estações da Linha 3-Vermelha. As demais linhas não foram afetadas. O Metrô pede desculpa aos passageiros pelos transtornos causados.”
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade