Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Água da chuva deixou uma casa inundada no Guarujá | Reprodução
As condições climáticas não favoreceram quem esperava curtir um dia com sol constante neste sábado de Carnaval na Baixada Santista. Em diversos pontos da Região, moradores e turistas registraram alagamentos, enxurradas e chuva intensa. O cenário, em muitos pontos era caótico, com residências invadidas pela água (veja no vídeo abaixo).
Continua depois da publicidade
Chuva deixa diversos pontos da Região alagados. Vídeo: Reprodução/g1
Conforme adiantado pelo DL, a Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta informando sobre a ocorrência de temporais nas cidades do litoral paulista até o domingo (19). A previsão se confirmou e, durante boa parte do dia, cidades litorâneas enfrentaram chuva forte.
Ainda na sexta-feira (17), o clima já apresentava sinais de instabilidade, como em Peruíbe, por exemplo, onde uma nuvem funil foi flagrada por um pescador na cidade. O fenômeno natural ocorreu na Praia do Guaraú.
Continua depois da publicidade
De acordo com o site Climatempo, a nuvem funil pode ser considerado o primeiro estágio, ou parte inicial do desenvolvimento de um tornado. Porém, diferente dessa fase mais agressiva, a estrutura não toca o chão. Em Peruíbe, não houve registro de tornado, segundo informações do portal g1. Relembre a aparição da nuvem abaixo:
Nuvem funil, que é princípio de tornado, aparece em Peruíbe. Vídeo: Reprodução
No Guarujá, uma residência ficou completamente inundada. Em um vídeo gravado por um dos moradores, é possível ver diversos móveis nos quais a água atinge boa parte da estrutura, como um fogão, por exemplo, que fica submerso pela metade.
Continua depois da publicidade
Recomendações
Para quem vai aproveitar o feriado prolongado de Carnaval, deve estar atento para algumas dicas. Caso for pegar a estrada, os cuidados com a segurança são indispensáveis na hora de dirigir e devem ser redobrados nessa época também devido às fortes chuvas. Verifique as boas condições do seu veículo, inclusive pneus e estepe. Em caso de chuva intensa, procure lugar seguro para parar o carro. Não saia do carro em caso de enxurrada. Mantenha distância segura do veículo à frente. Use farol baixo, reduza a velocidade gradativamente e não freie bruscamente. Em caso de aquaplanagem, mantenha o volante reto, pare de acelerar e não freie.
Se a diversão for em praias, rios, cachoeiras ou em bloquinhos lembre-se que locais abertos são mais propensos à queda de raios, logo, em caso de tempestades se aproximando procure um local coberto e se proteja. Em cachoeiras é comum a ocorrência da cabeça d'água, aquele fenômeno que provoca o aumento repentino do volume d'água, portanto esteja atento aos sinais para não ser pego de surpresa: mudança de cor da água, normalmente fica mais escura, surgimento de folhas, galhos e pedras rolando pelo rio.
Continua depois da publicidade
Cabeças d'água são extremamente traiçoeiras, pois podem acontecer mesmo sem ter chovido forte no local onde você estiver. Ao perceber esses sinais, saia da água e se afaste, pois, a enchente invade as laterais do rio, logo, as pedras ao redor não são seguras para se proteger. Sempre quando sair para lugares sujeitos a enchentes ou enxurradas consulte a previsão do tempo para evitar aborrecimentos. Jamais entre áreas com enxurradas ou alagamentos. O melhor a se fazer é esperar as águas baixarem para prosseguir viagem.
Os cuidados devem ser tomados também por pessoas que moram em área de risco, pois devem ficar atentas aos sinais de movimentação do solo, como postes e árvores inclinadas, rachaduras nas paredes e portas e janelas emperradas. Diante desses sinais, deve-se sair imediatamente do local e acionar a Defesa Civil pelo número 199.
Para obter mais orientações sobre o que fazer antes, durante e depois ao período de chuvas intensas e, também, os demais tipos de desastres, a Defesa Civil mantém o aplicativo "Alerta SP", disponível para download nos sistemas Android e IOS. Cadastre-se pelo SMS 40199 para receber nossos alertas e siga as redes sociais da Defesa Civil para ficar por dentro das nossas orientações.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade