Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Estação Ambuitá funcionará em operação assistida das 4h a 0h | Divulgação/Governo de SP
A nova estação Ambuitá, da linha 8-Diamante, administrada pela ViaMobilidade, entrou em operação assistida pela primeira vez na manhã desta sexta-feira (4/4).
Continua depois da publicidade
Com estimativa de atender 2,1 mil passageiros por dia útil, o investimento na estação foi de aproximadamente R$ 26,5 milhões em obras.
A estação é fiscalizada pela Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e operada pela ViaMobilidade, concessionária responsável pelas linhas 8 e 9.
Segundo o governo de São Paulo, a estação atenderá cerca de 65 mil passageiros por mês, além de beneficiar os moradores dos bairros Jardim Santa Rita, Amador Bueno e Ambuitá, em Itapevi.
Continua depois da publicidade
A nova estação trouxe benefícios aos moradores da região, oferecendo mais uma opção de transporte que conecta a cidade diretamente ao centro da capital paulista, com deslocamento facilitado.
Com uma área construída de mais de 3 mil metros quadrados (m²), a estação fica na Estrada Araçariguama, s/n, na Estância São Francisco, entre as estações Santa Rita e Amador Bueno. Com um sistema moderno de sinalização e energia.
A estrutura inclui um prédio que dá acesso a duas plataformas de embarque e desembarque, cada uma com 120 metros de extensão e 3,5 metros de largura, e oferece total acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Continua depois da publicidade
Pensando na sustentabilidade, a estação recebeu placas solares e um sistema de captação de água para reúso. A estação Ipiranga, da CPTM, será demolida para integração com novas linhas.
A estação Ambuitá funcionará em operação assistida das 4h a 0h, com intervalos médios de 30 minutos entre os trens e não haverá cobrança de tarifa durante essa fase. O funcionamento será parecido ao das estações próximas Amador Bueno e Santa Rita.
Desta forma, ao embarcar em uma dessas três estações, o passageiro não precisará pagar passagem enquanto houver a operação assistida. Após o término da operação, será necessário pagar a passagem.
Continua depois da publicidade
Vale lembrar que, ao chegar no trecho entre Itapevi e Júlio Prestes, o pagamento da passagem será cobrado normalmente.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade