Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Proposta prevê a construção de moradias e infraestrutura urbana na região da Ceagesp, do Parque Villa Lobos e da Marginal Pinheiros; entenda
Continua depois da publicidade
Ceagesp, na zona oeste de São Paulo | Divulgação/Ceagesp
A Câmara Municipal de São Paulo aprovou nesta quarta-feira o Projeto de Intervenção Urbana (PIU) Vila Leopoldina/Villa Lobos. O texto de autoria da prefeitura recebeu 48 votos favoráveis e seis contrários. Só os vereadores do PSOL se opuseram à proposta, que segue agora para sanção do prefeito Ricardo Nunes (MDB).
Continua depois da publicidade
O PIU Vila Leopoldina foi aprovado uma semana depois que os vereadores paulistanos deram aval também de forma definitiva ao PIU Arco Jurubatuba, que prevê alterações urbanísticas e sociais das regiões de Jurubatuba, Vila Andrade e Interlagos, na zona sul da Capital.
A proposta relacionada à região da Vila Leopoldina prevê a construção de moradias e infraestrutura urbana em uma área de 300 mil m² próxima à Ceagesp, ao Parque Villa Lobos e à Marginal Pinheiros, na zona oeste da Capital.
As empresas interessadas em construir novos edifícios na região terão, segundo a proposta, de investir em habitação de interesse social, além de melhorias urbanas e equipamentos públicos. A intenção é transformar comunidades como a Favela do Nove, a Favela da Linha e o Cingapura Madeirite. Serão construídas 853 unidades habitacionais.
Continua depois da publicidade
De acordo com a assessoria da Câmara, os investimentos na região chegarão a R$ 200 milhões. A ideia inicial era de ter investimentos de R$ 130 milhões.
"É um momento histórico. Foi um embate da Câmara. Em determinados momentos fomos até questionados pela imprensa do porquê não votávamos o PIU Leopoldina. Nós queríamos mais unidades para habitação social. Eles cederam e chegamos a um bom termo. Parabéns a todos os vereadores", disse Milton Leite (União Brasil), presidente da Câmara paulistana.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade