A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 22 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Vereadora pede cassação de colega por tentativa de enforcamento em SP

Ela pede prioritariamente a cassação do mandato de Janaína após a briga registrada por vídeo na Câmara de São Paulo

19/11/2021 às 15:33

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Antes de entrarem no banheiro, onde as agressões físicas teriam se intensificado, as vereadoras trocaram empurrões

Antes de entrarem no banheiro, onde as agressões físicas teriam se intensificado, as vereadoras trocaram empurrões | Reprodução

A vereadora Cris Monteiro (Novo) entrou com um pedido nesta quinta-feira (18) de uma representação à Corregedoria da Câmara Municipal de São Paulo contra sua colega de partido Janaína Lima, acusando-a de quebra de decoro parlamentar. A iniciativa ocorre após o episódio de violência do último dia 10.

Continua depois da publicidade

Ela pede prioritariamente a cassação do mandato de Janaína ou, subsidiariamente, a suspensão temporária do mandato. 

Cris e Janaína envolveram-se em episódio de violência no banheiro da Câmara na semana passada durante a votação da reforma da previdência. Cris diz que Janaína tentou enforcá-la, jogou sua peruca no chão (Cris tem alopecia) e pisou. Janaína, por sua vez, diz que agiu em legítima defesa após ter sido atacada pela colega. 

Continua depois da publicidade

Relembre o caso neste vídeo:

Continua depois da publicidade

O motivo da briga, segundo informado, foi por um desentendimento pelo tempo de fala que cada uma teria.
A representação elaborada por Cris é o primeiro passo para uma possível punição a Janaína. A Corregedoria vai analisar a representação e, possivelmente, recomendará uma punição, que então será votada em plenário pelos vereadores. 

As lideranças partidárias da Câmara Municipal já discutiram o episódio em reunião e chegaram a um consenso: Janaína Lima deverá receber punição severa. 

No encontro promovido por Milton Leite (DEM), presidente da Casa, vereadores dividiram-se entre suspensão de seis meses ou cassação de Janaína. 

Continua depois da publicidade

Para eles, pesam contra ela a diferença de idade (ela tem 37, Cris Monteiro, 60) e o fato de alguns dos ferimentos que Janaína mostrou posteriormente não aparecerem em filmagens logo após o ocorrido. 

Janaína foi filmada discursando no plenário na sequência do episódio, o que também tem sido destacado pelos vereadores, que dizem que Cris, em contrapartida, demonstrando abalo físico e emocional, socorreu-se junto a colegas e perguntava a respeito de providências a tomar. 

Também foi aventada uma pena branda para Cris, mas o assunto não evoluiu na reunião da terça-feira (16).

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados