Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Rubinho Nunes disse que Boulos deu apoio a greve 'ilegal' e 'ilegítima'; presidente da Câmara sugeriu que vereador transforme 'convocação' para 'convite'
Continua depois da publicidade
Rubinho Nunes | Ettore Chiereguini/Gazeta de S. Paulo
O vereador Rubinho Nunes (União Brasil) disse ter aprovado na Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente da Câmara Municipal de São Paulo a convocação do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) e da presidente do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, Camila Lisboa, para dar explicações sobre a greve do Metrô.
Continua depois da publicidade
Há ainda dúvida, porém, sobre a possibilidade de comissões da Casa terem poder para convocar deputados (leia mais abaixo). O presidente da Câmara, Milton Leite (DEM), sugeriu que o vereador transforme o requerimento de convocação para "convite".
Segundo Rubinho, que é aliado do prefeito Ricardo Nunes (MDB), o movimento grevista realizado na última terça-feira (3) – que contou também com ferroviários e servidores da Sabesp – foi “ilegal” e “ilegítimo”. Ainda não há data para as explicações de Boulos.
Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e no Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
“Aprovei, na Câmara Municipal de São Paulo, a convocação do invasor Guilherme Boulos e da sindicalista Camila Lisboa para explicarem sobre a greve ilegal do Metrô. Os grevistas atrapalharam a vida de mais de 4 milhões de trabalhadores que dependem do transporte público na cidade de São Paulo. Boulos e ‘sua poste’ terão que ser responsabilizados por essa baderna”, escreveu o parlamentar pelas redes sociais.
De acordo com o texto de Rubinho solicitando a convocação, Boulos deve prestar esclarecimentos por ter mostrado a falta de interesse na concessão de linhas do Metrô e da CPTM, como é o desejo do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), e que tanto ele quanto Lisboa são do mesmo partido, o PSOL.
Um assessor de um outro vereador contatado pela Gazeta, que preferiu não se identificar, afirmou, porém, que o regimento da Casa não permite a convocação de deputados federais, mas de apenas de secretários e conselheiros do Tribunal de Contas.
Continua depois da publicidade
Boulos é pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, e lidera as principais pesquisas de intenção de voto. Ele é seguido pelo atual prefeito Ricardo Nunes.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade