A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 19 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Venda de fenol para profissionais que não são médicos pode ser proibida em SP

Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) aciona justiça após morte de empresário em procedimento estético

Natália Brito

24/06/2024 às 15:35  atualizado em 24/06/2024 às 15:47

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Influenciadora Natalia Becker realizou o procedimento em Henrique da Silva Chagas

Influenciadora Natalia Becker realizou o procedimento em Henrique da Silva Chagas | Reprodução/Redes Sociais

O Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) protocolou pedido à Justiça nesta sexta-feira (21), para que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspenda a venda de substâncias a base de fenol para profissionais que não sejam médicos.

Continua depois da publicidade

No documento, o Conselho pede a concessão de tutela antecipada à Anvisa e que única exceção para liberação seja para dentistas com pós-graduação comprovada em harmonização orofacial.

Caso Henrique 

O pedido menciona o caso do empresário Henrique da Silva Chagas, de 27 anos, que morreu durante a aplicação de fenol em um procedimento de peeling realizado pela influenciadora Natalia Becker em 3 de junho.

O documento ressalta que não foram solicitados exames clínicos ou laboratoriais ao paciente, e houve falta de informações sobre os possíveis efeitos colaterais e riscos. Destaca ainda que o Studio Natalia Becker, onde Henrique foi atendido, não possuía equipamentos de monitoramento cardíaco ou para prestar socorro.

Continua depois da publicidade

Controle da substância 

O Cremesp também pediu que a Anvisa esclareça as condições de comercialização de substâncias químicas à base de fenol (ácido carbólico) e forneça informações sobre o controle ou registro específico dessas vendas.

Curso online

A influenciadora Natalia Becker, que realizou o procedimento em Henrique, disse à polícia que fez um curso online em junho do ano passado e só após seis meses começou a fazer as aplicações.

No entanto, a farmacêutica e bioquímica Daniele Stuart, do Paraná, confirmou que o curso de peeling de fenol ministrado à Becker só foi concluído no dia 8 de junho, cinco dias após a morte de Henrique Chagas.

Continua depois da publicidade

Realização do procedimento 

Antes do peeling de fenol, é necessário realizar uma série de exames preparatórios para verificar o funcionamento cardíaco, pois a substância pode provocar arritmia. Durante a aplicação, é preciso monitorar o coração do paciente para avaliar possíveis alterações.

Segundo a Polícia Civil, a clínica não possuía equipamentos adequados para realizar o procedimento.
 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados