Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Enterro será em São Caetano do Sul, no ABC Paulista, onde haverá uma cerimônia restrita a amigos e familiares
Continua depois da publicidade
Ex-pugilista foi repetidas vezes campeão brasileiro e sul-americano de boxe na categoria peso-pesado | Divulgação
O velório do ex-lutador de boxe José Adilson Rodrigues dos Santos, mais conhecido como Maguila, ocorre nesta sexta-feira (25/10), desde às 8h, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).
Continua depois da publicidade
Em seguida, por volta das 12h, o corpo de Maguila será levado em cortejo para São Caetano do Sul, onde haverá uma cerimônia restrita a amigos e familiares, das 14h às 16h, na casa funerária Ossel Assistência.
Maguila morreu, aos 66 anos, nesta quinta (25/10) após ter uma piora no quadro de encefalopatia traumática crônica (ETC), doença que ele tratava desde 2017, causada por golpes repetitivos na cabeça, também conhecida como demência pugilística.
“É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Adilson Maguila, uma figura emblemática e muito querida dentro e fora do ringue. Deixa um legado inestimável no esporte e na vida de muitos brasileiros. Maguila permanecerá vivo em nossas memórias e corações”, diz nota divulgada nas redes sociais de Maguila.
Continua depois da publicidade
O ex-pugilista foi repetidas vezes campeão brasileiro e sul-americano de boxe na categoria peso-pesado, campeão das Américas e Mundial também na categoria de peso-pesado.
Durante a carreira, lutou 85 vezes e venceu 77 delas. O ex lutador, considerado uma lenda no boxe, estava internado desde 2017, em uma clínica em Itu, no interior de São Paulo.
Maguila foi campeão brasileiro profissional ao vencer Valdemar Paulino de Oliveira, em 1983.
Continua depois da publicidade
Sagrou-se campeão sul-americano em 1984; das Américas em 1986 e mundial por uma organização menor (a Federação Mundial de Boxe) em 1995, em uma disputa contra o britânico Johnny Nelson. Em 2000, o ex-pugilista se aposentou.
Fora dos ringues, Maguila trabalhou na TV como comentarista econômico e gravou um CD de Samba intitulado “Vida de Campeão”. Em 2010, disputou eleição para deputado federal pelo PEN, mas obteve poucos votos e não se elegeu.
Maguila deixa a mulher, Irani Pinheiro, e três filhos: Edimilson Lima dos Santos, Adenilson Lima dos Santos e Adilson Rodrigues Júnior.
Continua depois da publicidade
Interessados em se despedir do ex-lutador podem ir à Alesp, que fica na avenida Pedro Álvares Cabral, 201, em Moema, das 8h às 12h.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade