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Veja ranking das empresas com mais reclamações no Procon-SP

Setor que mais recebeu queixas em 2024 foi o de produtos (33,4%)

Isabela Alves

19/03/2025 às 17:50  atualizado em 19/03/2025 às 17:51

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Queixas tiveram aumento de 16% em 2024

Queixas tiveram aumento de 16% em 2024 | Agência SP

A Yeesco, loja online de roupas e acessórios, foi a que mais recebeu reclamações no Procon de São Paulo em 2024, com 10.647 queixas e taxa de solução de somente 29,6%.

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A empresa Hurb, que possui foco no ramo de turismo, também foi destaque nas reclamações, com 7.554 problemas e apenas 0,3% de solução aos clientes. A Enel foi a terceira empresa em número de queixas, com 8.508 notificações e um índice de solução de 16,4%.

Os dados foram divulgados em novo relatório da Fundação Procon-SP. As queixas tiveram aumento de 16% em 2024. Ao todo, foram 255.536 reclamações, contra 220.167 do ano anterior. Confira o ranking das 10 empresas com mais reclamações em 2023.

O setor que mais recebeu queixas foi o de produtos (33,4%). A principal causa de queixas foi a falha na entrega de produtos.

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Em seguida, estão os assuntos financeiros e habitacionais (23,8%, com 60.870 casos), segmento de serviços privados (mesmos 23,8%, mas com 60.846 casos), serviços essenciais (9,6%), saúde e alimentação (9,2%). 

Veja o ranking completo: 

  1. Yeesco
  2. Enel Eletropaulo
  3. Hurb
  4. Mercado Livre
  5. Itaú Unibanco
  6. Bradesco
  7. Samsung
  8. iFood
  9. Santander
  10. Claro/Net/Embratel/Nextel
  11. Vivo/Telefônica
  12. Magazine Luiza/Netshoes/Época Cosméticos/Magalupay
  13. Sabesp
  14. Nubank
  15. Caixa Econômica Federal
  16. Carrefour
  17. Uber
  18. Shopee
  19. Banco do Brasil
  20. Amazon

O Procon atua principalmente na defesa do consumidor. Para as empresas, as reclamações são uma oportunidade de avaliar seus procedimentos, produtos e relacionamento com toda a cadeia produtiva, buscando aprimorar os serviços. 

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