Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Imóveis tiveram maior valorização nas estações da linha 5-Lilás do Metrô | Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo
Morar próximo ao metrô na cidade de São Paulo é o sonho de consumo de muitos paulistanos, uma vez que facilita trajeto casa-trabalho ou casa-estudo, e também torna mais acessíveis equipamentos esportivos e culturais.
Continua depois da publicidade
Por conta dessa maior demanda, o valor do metro quadrado nos imóveis que ficam perto das estações aumentaram mais de 44%, tanto de locação quanto de venda. O levantamento foi realizado pelo DataZap, do Grupo OLX, a pedido do jornal Estadão.
De acordo com a pesquisa, no quarto trimestre de 2024, as unidades próximas às estações da Linha-5 Lilás foram os que mais se valorizavam proporcionalmente. A Capital já lidera o ranking de cidade mais cara para se comprar imóveis no estado.
Para compra de imóveis, a estação AACD Servidor foi a que mais valorizou o entorno. Os valores subiram, em média, 18,2%, chegando a R$ 17,9 mil por m².
Continua depois da publicidade
Já para locação, o destaque foi a estação Borba Gato que teve uma valorização de 44,8% em 12 meses, subindo para R$ 94 por metro quadrado (m²).
As duas regiões registraram aumento acima da média da cidade, que passou para 11,51% na locação e de 6,56% na venda.
A idade do imóvel é um fator importante para sua valorização. Quanto mais novo e mais moderno, mais caro ele pode ser.
Continua depois da publicidade
Essa facilidade de acessar os quatro cantos da cidade de forma prática, fugindo do trânsito é um fator que ajuda a subiu os preços.
Outro ponto importante, é a segurança desses locais. Por ser uma área de grande circulação de pessoas, o policiamento local tende a ser maior.
A alta do dólar e da taxa básica de juros, a Selic, também influenciam na valorização do valor dos imóveis, pois aumentam o custo do financiamento.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade