Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Gazeta revela quantos carros responsáveis pela fiscalização da Zona Azul atuam na cidade de São Paulo
Continua depois da publicidade
Um dos veículos da Estapar que vistoria a utilização da Zona Azul na capital paulista | Divulgação
A cidade de São Paulo tem 100 carros responsáveis pela fiscalização das vagas de Zona Azul. Os veículos são equipados com câmeras panorâmicas, GPS e leitor de placas e só podem verificar infrações relativas a estacionamento nas vagas de estacionamento rotativo.
Continua depois da publicidade
Atualmente, há pouco mais de 55 mil vagas de Zona Azul na capital paulista.
Segundo a Estapar, os carros especiais realizam a captação de imagens dos veículos estacionados nas vagas sem ativar o Cartão Azul Digital (CAD) e enviam as informações aos órgãos responsáveis para análise e aplicação das multas.
“O objetivo do sistema rotativo é o de garantir a democratização do espaço urbano, aumentando a disponibilidade de vagas ao comercio e serviços com maior rotatividade, redução de tráfego e melhoria da mobilidade e meio ambiente”, disse a concessionária, em nota enviada à Gazeta.
Continua depois da publicidade
O serviço de fiscalização passou a atuar no fim de 2020, quando a Estapar passou a operar a Zona Azul da Capital.
Segundo a empresa, os dados coletados pelos veículos passam por um sistema inteligente que faz uma dupla verificação dentro de 15 minutos, considerado um tempo hábil para ativar o CAD. “É importante ressaltar que imagens de carros saindo de garagens ou manobrando são descartadas pelo sistema”, explicou a Estapar.
Ainda de acordo com a Estapar, o fato de o sistema descartar imagens de carros manobrando impede que sejam multados veículos que tenham estacionado apenas para embarque ou desembarque, o que é um temor comum dos motoristas.
Continua depois da publicidade
Em nota, a companhia ainda explicou que faz apenas o papel de fiscalização e de envio das informações às autoridades competentes, e que não tem nenhuma vantagem financeira com a aplicação de multas.
As pessoas que descumprirem o tempo de permanência ou ativação de CAD serão penalizadas conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
Estacionar em vagas de zona azul de forma irregular é uma infração grave, com multa de R$ 195,23 e mais cinco pontos no prontuário.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade