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Cotidiano

Veja processos de montagem do primeiro trem da Linha 17-Ouro

Com até 20 pessoas envolvidas, trabalho começa com a conexão física dos cinco vagões

Lucas Souza

24/09/2024 às 15:50  atualizado em 24/09/2024 às 15:53

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Montagem do primeiro trem da Linha 17-Ouro está acontecendo no Pátio Água Espraiada, em São Paulo

Montagem do primeiro trem da Linha 17-Ouro está acontecendo no Pátio Água Espraiada, em São Paulo | Divulgação/Governo de SP

O primeiro trem da Linha 17-Ouro já chegou em São Paulo, no Pátio Água Espraiada, e agora inicia seu processo de montagem, previsto para terminar na próxima segunda-feira (30/9).

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A Gazeta já fez reportagem sobre o avanço das obras da Linha 17-Ouro e a preparação para a chegada das composições. Confira!

Com até 20 pessoas envolvidas, a montagem começa com a conexão física dos cinco vagões. Neste processo, são instaladas as redes de proteção nas portas, assim como as gangways (sanfonas que ligam os carros), conforme informações do governo do Estado.

Além disso, esta primeira etapa conta com a colocação das tubulações de ar comprimido, sistemas de detecção e extinção de incêndio, instalação dos jumpers (conectores dos circuitos eletrônicos), ajustes dos engates, conexão do sistema de freios e a montagem das saias de proteção.

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Na segunda etapa, o trem passará pelos testes estáticos, responsáveis por garantir a funcionalidade de todos os sistemas, como uma unidade integral.

Monotrilho é formado por cinco vagões, com passagem livre entre os carros. Foto: Divulgação/Governo de SP
Monotrilho é formado por cinco vagões, com passagem livre entre os carros. Foto: Divulgação/Governo de SP
Trem é utilizado com modo de operação automática (UTO), através do Sistema de Controle de Monitoramento de Trens (TCMS). Foto: Divulgação/Governo de SP
Trem é utilizado com modo de operação automática (UTO), através do Sistema de Controle de Monitoramento de Trens (TCMS). Foto: Divulgação/Governo de SP
No total, o trem conta com 114 assentos e suporta 616 passageiros, incluindo assentos prioritários e áreas para deficiente. Foto: Divulgação/Governo de SP
No total, o trem conta com 114 assentos e suporta 616 passageiros, incluindo assentos prioritários e áreas para deficiente. Foto: Divulgação/Governo de SP

Por último, serão realizados os testes dinâmicos, que testam a circulação do trem em diferentes velocidades.

Conheça o veículo

Projetado para atender a Linha 17-Ouro, o trem é utilizado com modo de operação automática (UTO), através do Sistema de Controle de Monitoramento de Trens (TCMS) e sistema de sinalização CBTC.

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Capacidade

Cada composição deste monotrilho é formada por cinco carros, sendo que os de extremidade contam com 21 assentos cada, enquanto os intermediários têm 24 assentos cada.

No total, o trem conta com 114 assentos e suporta 616 passageiros, incluindo assentos prioritários e áreas para deficiente.

Tamanho

O veículo mede 3,2 metros de largura e 60,8 metros de comprimento, somados os 13,5 metros de cada extremidade, os 10 metros de cada carro intermediário e as áreas de passagem de 0,95 metros.

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Equipamentos

A composição conta com passagem livres entre os carros, sistema de ar-condicionado, iluminação LED, câmeras de vigilância, sistema de detecção e combate a incêndio, sistema de comunicação audiovisual aos passageiros, com mapa de linha dinâmico e intercomunicador para contato ao Centro de Controle Operacional (CCO).

Além disso, o monotrilho é equipado com quatro portas por carro de 1,6 metros de largura, janelas panorâmicas e basculantes.

Operação

O monotrilho opera sobre uma viga de concreto de 800 mm de largura e possui dois truques por carro, sendo cada um equipado com um motor de tração, duas rodas de carga, quatro rodas guia e duas rodas estabilizadoras.

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Quanto a operação, o trem funciona com uma tensão nominal de 750 Vcc e com velocidade operacional de 80 km/h.

Como fonte de energia reserva, o veículo é equipado com baterias de tração, segundo informações do governo do Estado.

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