Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Evento é visto como prévia do carnaval de 2023, já que, oficialmente, a Capital não teve a tradicional festa de rua devido à pandemia de Covid-19
28/06/2022 às 10:19 atualizado em 28/06/2022 às 16:21
Continua depois da publicidade
Carnaval de rua de SP (arquivo) | Edson Lopes Jr/SECOM
A Prefeitura de São Paulo divulgou nesta segunda-feira (27) a lista de blocos inscritos para o Esquenta Carnaval 2022, que será realizado entre 16 e 17 de julho. O evento havia sido cancelado em virtude do avanço da pandemia da Covid 19, e deve ocorrer em caráter extraordinário no mês que vem.
Continua depois da publicidade
Inicialmente, a Secretaria Municipal de Cultura recebeu 296 pedidos. Destes, 216 desfiles estão sob análise da Coordenação Técnica, considerando trajetos e horários. Duplicidades de cadastro e solicitações incompletas foram as principais razões para redução da lista de interessados.
Diferente do período tradicional de Carnaval de Rua, que considera o pré, o carnaval e o pós evento, o Esquenta Carnaval 2022 será realizado apenas em dois dias. Dessa forma, para melhor contemplar oportunidades a todos os interessados, haverá apenas um desfile por bloco. Os novos desfiles serão aceitos somente para o Carnaval de Rua 2023.
O público estimado pela prefeitura para o evento é de 4,5 milhões de pessoas e cerca de 5.000 ambulantes serão credenciados. O texto conta com informações do "g1".
Continua depois da publicidade
Assim como na realização da Virada Cultural 2022, o município irá espalhar os desfiles por várias regiões.
A prefeitura também estima que os locais com maior concentração de público serão: Avenida Tiradentes, Avenida Ibirapuera, Avenida Henrique Schaumann, Avenida Faria Lima/Juscelino Kubitschek, Avenida Marquês de São Vicente, Avenida Luis Dumont Villares e o perímetro central da cidade.
Há também os locais com os “trajetos médios”, com capacidade para até 40 mil pessoas, nos seguintes pontos: Rua dos Pinheiros, a Rua Augusta, a Vila Madalena, o Largo da Matriz (Freguesia do Ó) e a Rua Treze de Maio.
Continua depois da publicidade
Patrocínio
No último dia 4 foi aberto o edital de chamamento das empresas interessadas em patrocinar o carnaval de rua. As companhias devem se comprometer com um investimento mínimo de R$ 10 milhões. O prazo se encerrou no dia 17 de junho e não houve interessados.
A Prefeitura lançou um novo edital no sábado (25), com lance mínimo reduzido para R$ 6 milhões, e o resultado será divulgado em 7 de julho.
Continua depois da publicidade
"A Secretaria Municipal de Cultura confirma a realização do Esquenta de Carnaval programado para os dias 16 e 17 de julho. Em virtude da desistência já confirmada de blocos e visando a readequação da estrutura do Carnaval, será publicado no Diário Oficial um novo edital para a contratação de patrocínio do evento.", informou a pasta da administração municipal.
Abaixo, confira a lista dos blocos inscritos e sob análise:
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade