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Cotidiano

Veja como evitar de cair em golpes financeiros pela internet

Advogado e professor de Direito explicou como se proteger em golpes relacionados a cartões de crédito e e-mails com mensagens enganosas

Bruno Hoffmann

05/07/2024 às 17:45

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Há criminosos que enviam e-mails ou mensagens falsas, tentando se passar por instituições bancárias

Há criminosos que enviam e-mails ou mensagens falsas, tentando se passar por instituições bancárias | Sora Shimazaki/Pexels

Quatro de cada 10 pessoas já sofreram algum tipo de golpe financeiro no Brasil. Os dados são do relatório de Identidade Digital e Fraude 2024, do Serasa Experian. Há métodos, porém, para os consumidores evitarem os prejuízos – ou pelo menos minimizarem os riscos de serem passados para trás.

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O advogado e professor do curso de Direito na UNG - Universidade Guarulhos, Ageu Camargo, explicou à Gazeta como se proteger de diferentes tipos de golpes. Ele também abordou os direitos garantidos a quem sofre com esses casos. 

E-mails com mensagens falsas

Há criminosos que enviam e-mails ou mensagens falsas, tentando se passar por instituições bancárias, para obter informações pessoais e financeiras. O advogado afirmou que é preciso desconfiar desses casos, especialmente se for algum link que direcione para outros sites.

"É importante sempre verificar a autenticidade dos boletos recebidos, conferindo os dados do beneficiário e os números identificadores antes de realizar os pagamentos. Prefira pagar esses documentos diretamente nos sites oficiais dos bancos”, disse.

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“No caso de Pix, verifique as informações do destinatário antes de confirmar a transação. Utilizar um bom antivírus e manter seus dispositivos atualizados também ajuda a prevenir ataques", recomendou ainda.

Cartões de crédito

Para cartões de crédito, o especialista aconselhou não compartilhar número, data de validade e código de segurança em páginas não confiáveis ou para terceiros.

"Quando realizar compras na modalidade crédito, utilize apenas sites seguros e conhecidos, verificando se há o cadeado de segurança na barra de endereço. Monitore frequentemente suas transações para identificar qualquer atividade suspeita e, em caso de perda ou roubo do cartão, comunique imediatamente ao banco emissor para o bloqueio”.

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Além disso, o especialista indicou que as pessoas devem utilizar a autenticação de dois fatores quando disponível, assim como evitar salvar os dados do cartão em páginas e aplicativos.

Acesso à informação

Segundo ele, quando os usuários estão bem-informados sobre os tipos de fraudes mais comuns e as práticas de segurança, ficam mais preparados para reconhecer e evitar situações de risco.

"Informações claras e acessíveis sobre segurança digital devem ser disponibilizadas por instituições financeiras, empresas e órgãos governamentais para capacitar os consumidores a protegerem seus dados e finanças. A prevenção por meio da educação é uma das ferramentas mais eficazes para reduzir a incidência de fraudes", finalizou.

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Direito dos consumidores

A pessoa que for vítima de fraudes com máquinas de cartão de crédito tem direitos assegurados. O Código de Defesa do Consumidor (CDC) garante que ela não seja prejudicada por transações não autorizadas.

Já a instituição financeira deve providenciar a investigação e, quando comprovada a fraude, o estorno dos valores indevidos.

"O consumidor também tem direito à informação clara e adequada sobre os procedimentos a serem seguidos e precisa ser tratado com respeito e dignidade durante todo o processo de resolução do problema", completou o advogado.

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