Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Capital paulista amanheceu com a pior qualidade do ar no mundo nesta segunda, segundo site suíço
Continua depois da publicidade
São Paulo amanheceu, nesta segunda, com a pior qualidade do ar no mundo, segundo site suíço | Marcelo Camargo/Agência Brasil
A cidade de São Paulo amanheceu, nesta segunda-feira (9/9), com a pior qualidade do ar em todo o mundo, segundo o site suíço IQAir. A situação é consequência do tempo seco, calor e da grande incidência de queimadas em todo o Estado.
Continua depois da publicidade
Para complementar, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) indicou que cinco áreas da Capital apresentavam qualidade do ar muito ruim, a segunda pior da escala. Enquanto na região metropolitana, três áreas foram apontadas. Em agosto, Jundiaí registrou a pior qualidade do ar do interior de São Paulo.
Segundo dados retirados às 7h da Cetesb, apenas a região de Itaquera e Mooca, ambas na zona leste de São Paulo, apresentavam qualidade boa do ar. Veja onde o ar estava ruim e muito ruim.
Segundo o site suíço IQAir, a cidade de São Paulo registrou 160 no índice de qualidade do ar e foi nomeada, nesta segunda-feira (9/9), a cidade com a pior qualidade de ar entre as 120 grandes cidades analisadas.
Continua depois da publicidade
A Capital ficou na frente de Ho Chi Minh (Vietnã), Lahore (Paquistão), Jerusalém (Israel), Doha (Qatar) e Pequim (China).
Os dados gerados pelo site se baseiam em estações operadas por governos, instituições de pesquisa e organizações sem fins lucrativos, além de seguirem padrões de qualidade norte-americanos.
A baixa qualidade do ar é pautada por três agravantes: tempo seco, calor e incêndios.
Continua depois da publicidade
Segundo a Organização Mundial de Saúde, quando a umidade relativa do ar estiver menor que 60%, o ar não é adequado para humanos e pode agravar a situação de pessoas que sofrem com problemas respiratórios.
Apesar dos repentinos tempos frios, o calor tem sido uma constante na cidade de São Paulo e a situação não deve mudar até esta sexta-feira (13/9), segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia.
Segundo informações da Defesa Civil do Estado de São Paulo, oito focos de incêndio foram identificados nesta manhã e 48 municípios do Estado seguem em alerta máximo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade