Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
A maioria são modelos de até 300 cilindradas; esses modelos são utilizados por entregadores e motoboys e novos custam menos de R$ 20 mil
16/02/2023 às 19:00
Continua depois da publicidade
A lista também tem scooters | Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Motos de baixa cilindrada são as preferidas dos ladrões em São Paulo, segundo pesquisa anual da Fecap (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado), em parceria com a empresa de rastreamento Tracker.
Continua depois da publicidade
O levantamento, feito com base na análise de boletins de ocorrência registrados pela Polícia Civil, mostra que no ranking com as 20 motos mais roubadas e furtadas em 2022, tanto no estado quanto na capital, a maioria são modelos de até 300 cilindradas. Esses modelos são utilizados por entregadores e motoboys e novos custam menos de R$ 20 mil. A lista também tem scooters.
A pesquisa apontou que o estado de São Paulo registrou 39.462 roubos e furtos de motocicletas no ano passado. O número é 38% maior que o de 2021, com 28.627 registros -foram quase 11 mil motos que despareceram das ruas em um ano.
Líder de vendas no país, com quase 385 mil motos emplacadas no ano passado, segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), a Honda CG 160 é também a campeã dos rankings de roubos e furtos, tanto no estado quanto na capital.
Continua depois da publicidade
"Os modelos mais visados são os de menor cilindrada e preço, pois há uma grande quantidade desses veículos no mercado, o que gera uma demanda elevada por peças de reposição", afirma Erivaldo Costa Vieira, coordenador do Departamento de Pesquisas em Economia do Crime da Fecap.
"Por isso, os criminosos encontram facilidade para vender rapidamente essas peças, obtendo lucro", diz o pesquisador.
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública diz que as ações da Polícia Civil foram intensificadas em desmanches, ferros velhos e locais de comercialização de peças automotivas visando a identificação e prisão de integrantes de quadrilhas especializadas em roubos, furtos e receptação de motos.
Continua depois da publicidade
No último dia 7, afirma a secretaria, quatro suspeitos foram presos em flagrante por policiais civis da Divisão de Investigações sobre Furtos, Roubos e Receptações de Veículos e Cargas (Divecar), do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais), em um comércio de peças na zona leste.
"Eles foram flagrados com um estoque de 220 peças veiculares diversas sem numeração ou documentos de procedência. Munições também foram apreendidas", afirma a pasta, dizendo que de abril de 2022 até a semana passada, a divisão já apreendeu 87 motocicletas e 38.590 peças.
A dica para tentar evitar o furto do veículo, segundo Gilberto Almeida, 43, diretor-presidente do SindimotoSP, é colocar dois cadeados, um no disco de freio da roda dianteira e outro na coroa da traseira, quando estacionar a moto, mesmo no caso de uma entrega rápida. "Perde tempo, mas já dificulta."
Continua depois da publicidade
VEJA OS MODELOS MAIS LEVADOS EM 2022 - ESTADO DE SÃO PAULO
Roubos
Furtos
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade