A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 31 Janeiro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Vazamento da Sabesp desperdiça até 50 mil litros de água por hora em Guarujá

Denúncia foi feita por ambientalista, que esteve no local e revelou o suposto descaso da companhia

Bruno Hoffmann

31/01/2025 às 09:45  atualizado em 31/01/2025 às 11:47

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Desperdício de água próximo à ETA Jurubatuba, em Guarujá

Desperdício de água próximo à ETA Jurubatuba, em Guarujá | Reprodução

Uma caixa de passagem danificada em frente à Estação de Tratamento de Esgoto (ETA) Jurubatuba, em Guarujá, no litoral sul de São Paulo, tem desperdiçado, a cada hora, milhares de litros de água potável, que escoam de um bueiro diretamente para o esgoto.

Continua depois da publicidade

A denúncia foi feita pelo professor e ambientalista Matheus Marques, que esteve no local e revelou o suposto descaso da companhia. Ele disse que a situação se mantém desde junho do ano passado.

Essa rede, segundo o especialista, é a responsável por levar a água potável para outro reservatório localizado no início da avenida Puglisi, no bairro de Pitangueiras.

“É água potável sendo desperdiçada diariamente, enquanto tem gente sem água para beber em bairros como Vicente de Carvalho e Vila Esperança”, afirmou Marques, que disse que vai acionar o Ministério Público sobre a situação.

Continua depois da publicidade

Segundo ele, são entre 10 e 20 litros de água limpa desperdiçados por segundo, em pleno céu aberto.

A cada hora, são cerca de 50 mil litros desperdiçados. Ele também explicou que o equipamento que está com problema impede a redução do transbordamento de água. 

Continua depois da publicidade

A única forma de realizar o reparo seria parar a Estação de Tratamento de Água Jurubatuba, o que interromperia o fornecimento de água para a cidade durante os trabalhos. “Mas isso poderia ser facilmente consertado durante a madrugada. O trabalho duraria, no máximo, meia hora”, alertou o ambientalista.

A ETA foi inaugurada em 2013 e ampliou a oferta de água tratada, garantindo o abastecimento para moradores e turistas da cidade, incluindo o distrito de Vicente de Carvalho. O rio Jurubatuba abastece a ilha de Santo Amaro, onde fica Guarujá.

Outro lado

A Gazeta entrou em contato com a Sabesp, que informou que o vazamento será contido. Para a realização do serviço, disse ainda ser necessário interromper o funcionamento da ETA, que abastece Guarujá e o distrito de Vicente de Carvalho.

Continua depois da publicidade

A Sabesp informa que o vazamento está sendo contido e, até a semana que vem, concluirá melhorias operacionais na Estação de Tratamento de Água (ETA) Jurubatuba, localizada no Trevo da Vila Áurea, em Guarujá.

Segundo a companhia, a interrupção está programada para a próxima semana, para minimizar o impacto para a população, e será comunicada oportunamente. Entre os trabalhos, estão previstas melhorias operacionais e o reparo definitivo do vazamento.

Em meados do ano passado, o Governo de São Paulo concluiu a privatização da Sabesp, após uma promessa de campanha do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados