Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Cidade de SP já vacinou 41,15% da população; duas cidades do ABC Paulista estão mais avançadas do que a Capital
Continua depois da publicidade
Capital já imunizou desde janeiro deste ano 5.072.280 com a primeira dose da vacina contra a Covid | /Alexandre Moreira/PMSP
A cidade de São Paulo já vacinou com pelo menos uma dose das vacinas contra a Covid-19 disponíveis na Capital (Pfizer, CoronaVac, Oxford/AstraZeneca e Janssen) 41,15% da população. De acordo com o Vacinômetro, do Governo de São Paulo, a capital paulista já imunizou desde 17 de janeiro deste ano 5.072.280 pessoas com a primeira dose, 1.676.944 com a primeira e a segunda doses e 79.966 com a dose única. O total de vacinados é de 6.829.190 moradores.
Continua depois da publicidade
Essa porcentagem coloca a cidade como a terceira que proporcionalmente mais vacinou sua população na região metropolitana de São Paulo. A líder é São Caetano do Sul, com 48,66% dos seus moradores imunizados e, na sequência, São Bernardo apresenta índice de 41,15% de vacinação. Por outro lado, Itaquaquecetuba é a cidade onde a vacinação contra o novo coronavírus caminha com passos mais lentos, com apenas 25,76% da população imunizada.
Nesta quarta-feira a cidade de São Paulo começa a imunizar pessoas com 42 e 43 anos contra a Covid-19, com o público estimado em 266 mil pessoas para a vacinação. Na sexta-feira (2) haverá uma repescagem do público de 42 a 46 anos. No sábado (3) as UBSs e AMAs Integradas irão aplicar exclusivamente a segunda dose. De segunda-feira (5) a quarta-feira (7) da próxima semana, a capital paulista abrirá a vacinação para a população de 41 anos.
Continua depois da publicidade
Pelo cronograma atual, o Estado prevê vacinar toda população adulta até setembro, mas o governador João Doria (PSDB) pretende antecipar o calendário (leia mais abaixo).
Em entrevista à "Jovem Pan", no último domingo (27), o secretário municipal Edson Aparecido (Saúde) afirmou que toda a população adulta de São Paulo estará vacinada com as duas doses da vacina até dezembro. "Nós acreditamos que, em função do período de 12 semanas para a segunda dose de alguns imunizantes, chegaremos ao final de dezembro com toda a população elegível acima de 18 anos com as duas doses aplicadas”, afirmou ele.
Um levantamento do “UOL” feito na última sexta-feira (25) mostra que a cidade de São Paulo está à frente de capitais como Belo Horizonte (que vacinava naquele dia pessoas de 53 anos, enquanto a capital paulista imunizava a população de 47 anos), Palmas (53), Cuiabá (50), Porto Alegre (49), Teresina (49), Curitiba (48), Rio de Janeiro (48), Brasília (48) e Florianópolis (47). Todas as outras 16 capitais estavam mais avançadas do que São Paulo.
Continua depois da publicidade
Vitória, por exemplo, já estava vacinando a população a partir de 35 anos, enquanto Manaus vacinava a partir de 32. O destaque, porém, é São Luís. A capital maranhense já está imunizando os jovens a partir de 18 anos.
Em maio, a cidade recebeu doses de reforço, porque uma variante do novo coronavírus foi identificada no Estado. Com isso, houve a possibilidade dos mais jovens já receberem a primeira dose.
Antecipação da vacinação
Continua depois da publicidade
O governador de São Paulo, João Doria, afirmou nesta terça-feira que o calendário de vacinação contra a Covid-19 pode ser antecipado com a chegada das vacinas da Janssen e as doses prontas da CoronaVac, esperadas para a noite desta terça.
"Com a chegada das vacinas da Janssen e a entrega pelo Ministério da Saúde, será possível antecipar o processo de vacinação não apenas em São Paulo, mas nos demais estados também", disse o governador, que deve confirmar ou não a possibilidade na próxima quinta-feira (1º).
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade