A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 05 Fevereiro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Vacina contra febre amarela já está disponível; veja quem pode tomar

Vacinação ocorre nas UBSs e nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

Monise Souza

05/02/2025 às 12:00  atualizado em 05/02/2025 às 12:07

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Cobertura vacinal para primeira dose da febre amarela em crianças vem crescendo na cidade de São Paulo nos últimos anos

Cobertura vacinal para primeira dose da febre amarela em crianças vem crescendo na cidade de São Paulo nos últimos anos | Vagnerstos/Agência Brasil

A vacina contra o vírus da febre amarela já está disponível em todas as 479 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de São Paulo.

Continua depois da publicidade

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disponibiliza as doses da vacina contra a febre amarela para crianças a partir dos 6 meses.

A vacinação ocorre nas UBSs de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas de segunda a sábado, no mesmo horário.

Aplicação da vacina

O imunizante faz parte do calendário infantil de vacinação em duas doses (a primeira aos 9 meses e a segunda aos 4 anos) e, a partir dos 5 aos 59 anos, é aplicada em uma única dose, válida durante toda a vida. Para pessoas com mais de 60 anos, deve ser avaliado o risco benefício da vacinação.

Continua depois da publicidade

A cobertura vacinal para a primeira dose da febre amarela em crianças vem crescendo na cidade de São Paulo nos últimos anos. Em 2022, a cobertura foi de 73,78%, enquanto em 2023 e em 2024 foi de 93,51% e 96,91%, respectivamente.  

Vírus volta a circular no Estado

A febre amarela, que em regiões de matas é transmitida pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes. Um caso da doença foi confirmado na capital paulista em janeiro deste ano.

O vírus transmissor voltou a ser detectado no ano 2000 em São Paulo, com 121 casos da doença registrados em 2018, sendo que, destes, 107 foram casos importados e 14 autóctones.

Continua depois da publicidade

Já em 2019 e 2020, a cidade teve, respectivamente, três e um caso confirmados; entre 2021 e 2024, não foi registrado nenhum caso.

Febre amarela

A doença é infecciosa, aguda, de rápida evolução e elevada letalidade nas suas formas mais graves. Seus sintomas podem incluir febre súbita, calafrios, dor de cabeça, dor no corpo, náuseas, vômitos e fraqueza. A maioria dos casos incide entre os meses de dezembro e maio, períodos de calor e chuva.

A SMS alerta que quem apresentar sintomas da doença deve procurar uma unidade de saúde para avaliação e tratamento.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados