Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
levantamento realizado pelo MapBiomas Fogo aponta que um em cada quatro hectares do Brasil pegou fogo nos últimos 40 anos | Joédson Alves/Agência Brasil
Um levantamento realizado pelo MapBiomas Fogo aponta que um em cada quatro hectares do Brasil pegou fogo nos últimos 40 anos. Os dados foram obtidos por meio de comparação de imagens de satélite, que fazem parte de um estudo divulgado nesta terça-feira (18).
Continua depois da publicidade
Segundo o estudo, entre 1985 e 2023, foram 199,1 milhões de hectares queimados pelo menos uma vez no Brasil.
O documento indica três cidade sofreram mais com as queimadas nesse período. Confira quais:
Além disso, o levantamento traçou o perfil da área afetada pelo fogo:
Continua depois da publicidade
"A cada ano, uma média de 18,3 milhões de hectares, ou 2,2% do país, são afetados pelo fogo", avalia o estudo do MapBiomas Fogo.
A estação seca, entre julho e outubro, concentra 79% das ocorrências de área queimada no Brasil, sendo que setembro responde por um terço do total (33%). o Cerrado e a Amazônia são os biomas com a maior quantidade de área queimada no País.
De acordo com o MapBiomas, o Cerrado e a Amazônia concentraram cerca de 86% da área queimada pelo menos uma vez no Brasil. No Cerrado, foram 88,5 milhões de hectares, ou 44% do total nacional. Na Amazônia, queimaram 82,7 milhões de hectares (42%).
Continua depois da publicidade
"Embora Cerrado e Amazônia tenham números absolutos semelhantes de área queimada, esses biomas têm tamanhos diferentes. Por isso, no caso do Cerrado, a área queimada equivale a 44% de seu território; na Amazônia, esse percentual foi de 19,6%, ou seja, um quinto da extensão do bioma", explica o documento.
A diferença entre os biomas não se resume aos números, mas também às características do fogo. Na Amazônia, o fogo é causado principalmente pelo desmatamento e práticas agrícolas.
"Como se trata de um bioma extremamente sensível ao fogo, o resultado é uma grande perda de biodiversidade."
Continua depois da publicidade
Com relação ao Cerrado, o bioma é adaptado ao fogo e depende de queimadas naturais para manter o ecossistema. Porém, outros incêndios podem ser prejudiciais ao bioma.
Confira o estado dos outros biomas com relação as queimadas:
O Pantanal foi o bioma que mais queimou de modo proporcional à sua área nos últimos 40 anos, com 9 milhões de hectares. Embora sejam apenas 4,5% do total nacional, o valor representa 59,2% de todo o bioma.
Continua depois da publicidade
De 1º de janeiro até o último domingo (16), o fogo consumiu 338.675 hectares do bioma. A área devastada equivale a duas vezes o tamanho da cidade de São Paulo.
Segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec) e pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado, a área devastada aumentou 19 vezes em 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior, que era de 17.050 hectares queimados.
A área queimada na Caatinga eno período foi de quase 11 milhões de hectares. O equivalente a 6% do total nacional e 12,7% do bioma. Nesses casos, as queimadas são frequentemente usadas para manejo agrícola.
Continua depois da publicidade
Na Mata Atlântica, foram cerca de 7,5 milhões de hectares, cerca de 4% do total nacional e 6,8% em relação à extensão do bioma.
O bioma é sensível ao fogo nas áreas naturais remanescentes. Sua diminuição florestal e o aumento da urbanização trazem vulnerabilidade a incêndios, de acordo com o estudo.
No Pampa, foram 518 mil hectares, ou 2,7% de seu território.
Continua depois da publicidade
Nesse bioma as queimadas são pequenas e pouco frequentes, pois seu uso para o pastejo dos rebanhos bovinos resulta em baixo acúmulo de biomassa inflamável no local.
As maiores queimadas costumam ocorrer em anos do fenômeno climático La Niña.
Um hectare equivale a 10 mil metros quadrados.
Continua depois da publicidade
Possuindo o tamanho médio de um quarteirão residencial no Brasil, ou um pouco maior que um campo de futebol oficial.
O MapBiomas é uma iniciativa que envolve universidades, ONGs e empresas de tecnologia, focada em monitorar a cobertura e uso da terra no Brasil. O MapBiomas Fogo é um departamento do instituto, onde realizam um mapeamento das áreas queimadas no País.
*Texto sob supervisão de Lara Madeira
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade