A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 26 Fevereiro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Ultrapassa 30 mil o número de celulares bloqueados por roubo ou perdidos

Programa tem quase 2 milhões de usuários cadastrados; entenda programa

Yasmin Gomes

13/03/2024 às 16:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Programa CelularSeguro, registrou mais de 30 mil pedidos de bloqueios de aparelhos celulares furtados, roubados ou perdidos

Programa CelularSeguro, registrou mais de 30 mil pedidos de bloqueios de aparelhos celulares furtados, roubados ou perdidos | Freestocks/Unsplash

Nesta terça-feira (12), o programa CelularSeguro, registrou mais de 30 mil pedidos de bloqueios de aparelhos celulares furtados, roubados ou perdidos. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Continua depois da publicidade

Siga as notícias da Gazeta de S.Paulo no Google Notícias

Criado em dezembro do ano passado, o programa tem 1,7 milhão de usuários cadastrados e 1,3 milhão de aparelhos de telefone celular registrados. Após o registro do equipamento, o telefone pode ser bloqueado remotamente por meio de um "botão de emergência" em caso de perda, furto ou roubo.

O bloqueio feito desta maneira permite que bancos e instituições financeiras que façam parte do programa bloqueiem as contas utilizadas no telefone. Só nos 4 dias carnaval deste ano, no começo de fevereiro, foram mais de 2,3 mil pedidos de bloqueio.

Continua depois da publicidade

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Como realizar o bloqueio 

Quem se cadastra no programa pode realizar o bloqueio por computador, em um site específico, ou indicar pessoas de confiança autorizadas a bloquear o celular. O Ministério alerta, no entanto, que o processo não pode ser desfeito.

"A ação garante o bloqueio ágil do aparelho, mas, por questões de segurança, não permite a reversão do processo. Caso o usuário emita um alerta de perda, furto ou roubo, mas recupere o telefone em seguida, deverá solicitar os acessos através do contato com a operadora, bancos e outros", diz a pasta.

Continua depois da publicidade

O MJSP lembra também que cada empresa segue um procedimento diferente para a recuperação dos aparelhos e das contas em aplicativos bloqueados, segundo o "G1".

*Texto sob supervisão de Matheus Herbert

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados