Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Atualmente a instituição possui campus em São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino
Continua depois da publicidade
Universidade Federal de São Carlos abre nova unidade em São Paulo | Reprodução/Redes sociais
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) ganhará uma nova unidade com a criação de um campus em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. Atualmente a instituição possui campus em São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino.
Continua depois da publicidade
A decisão foi tomada em reunião realizada em 13 de dezembro, quando o Conselho Universitário (ConsUni) deliberou pela aprovação da proposta de expansão da universidade federal.
Segundo a instituição, o documento “UFSCar em São José do Rio Preto: bases para a implantação de um novo campus” serviu como base para os debates no ConsUni. Após as contribuições dos conselheiros, foi autorizado o avanço dos procedimentos para a implantação.
Recentemente, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) subiu no ranking e se tornou a 3ª melhor universidade no Brasil. No Brasil, a Universidade de São Paulo (USP) foi classificada na primeira posição, enquanto a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) continua na segunda posição.
Continua depois da publicidade
Os cursos a serem oferecidos só serão definidos após a construção de um documento de referência, elaborado em diálogo com a comunidade universitária e a sociedade de Rio Preto. A previsão é que isso ocorra após maio de 2025.
A meta, de acordo com comunicado da UFSCar, é a instalação de seis cursos de graduação. A universidade busca equilibrar o número de docentes e técnicos administrativos para fortalecer sua base operacional.
O campus planeja alinhar seus cursos às necessidades locais, promovendo discussões com o Conselho Universitário da UFSCar, que devem ocorrer em 2025, segundo o Brasil Perfil.
Continua depois da publicidade
A instituição elaborou um plano estratégico que prevê melhorias organizacionais, incluindo a criação de novas funções de liderança e a garantia de financiamento adequado para as operações.
A ideia é garantir que a universidade funcione de maneira eficiente enquanto mantém sua qualidade acadêmica.
A escolha de São José do Rio Preto para o novo campus também pode ser estratégica, considerando o potencial de crescimento da região.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade