Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Sete praias de Ubatuba, no litoral norte paulista, seguem impróprias para banho; veja quais
Continua depois da publicidade
Praia de Itaguá, na região central de Ubatuba, segue imprópria para banho | Bruno Hoffmann
A cidade de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, tem 27 praias consideradas próprias para banho, segundo a Cetesb. A companhia indicou, por outro lado, que há sete consideradas impróprias: Iperoig, Itaguá (dividida em dois trechos pela Cetesb), Rio Itamambuca, Perequê-Mirim, Lázaro e Dura.
Continua depois da publicidade
A amostragem é referente ao período entre 19 de novembro e 17 de dezembro de 2023, a mais recente colocada à disposição pela companhia paulista.
Ubatuba é um dos principais pontos turísticos do Estado durante o verão, que segue até 22 de março do próximo ano. De acordo com um levantamento feito pela Secretaria de Turismo de Ubatuba (Setur), a expectativa de ocupação hoteleira é de 100% para a virada do ano.
Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
A Cetesb realiza o monitoramento da qualidade das praias desde a década de 1970. Atualmente, há 177 pontos de amostragem no litoral paulista, de norte a sul As amostras são enviadas aos laboratórios da companhia, onde são realizadas as análises microbiológicas.
Segundo a Cetesb, se mais de 80% das amostras estiverem abaixo do limite estabelecido como aceitável para a densidade de bactérias fecais presentes na água, a praia é considerada adequada para o banho de mar.
Mesmo apresentando baixas densidades de bactérias fecais, explica a companhia, uma praia pode ser classificada como imprópria se houver presença de óleo provocada por derramamento acidental de petróleo, ocorrência de maré vermelha, floração de algas potencialmente tóxicas ou surtos de doenças transmitidas pela água.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade