A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 21 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Turismo na terceira idade: três destinos para os 60+ em SP

Segundo dados da Abav Nacional, idosos respondem por 15% dos turistas no Brasil

Gladys Magalhães

23/09/2022 às 15:14  atualizado em 23/09/2022 às 15:28

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Em 2019, os idosos já respondiam por 15% dos turistas brasileiros

Em 2019, os idosos já respondiam por 15% dos turistas brasileiros | Pressmaster

Na próxima terça-feira, 27 de setembro, é celebrado o Dia Nacional do Idoso. A data, estabelecida em 1999 pela Comissão de Educação do Senado Federal, tem apenas alguns dias de distância do Dia Internacional do Idoso, instituído desde 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU), comemorado em 1º de outubro.

Continua depois da publicidade

Estima-se que no Brasil a população de 60 anos ou mais responda por 14,7% do total de brasileiros, o que, de acordo com dados de 2021 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), equivale a 31,2 milhões de pessoas.

Segundo o vice-presidente de assuntos do interior da Abav-SP | Aviesp, Marcos Lucas, dados da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav Nacional) mostram que, em 2019, os idosos já respondiam por 15%  dos turistas brasileiros, sendo que os viajantes dessa faixa etária entendem que viajar é uma oportunidade de bem-estar.

“O aumento da expectativa de vida dos brasileiros já é uma realidade e, com isso, surgem novas oportunidades e atrativos para esse público. Os viajantes 60+, em geral aposentados e pensionistas, têm um fator superpositivo que é a disponibilidade de tempo e dinheiro. Eles são independentes financeiramente e suas viagens não ficam restritas a feriados ou períodos de alta temporada”, comenta Marcos Lucas.

Continua depois da publicidade

Entre os destinos preferidos por estes turistas, três cidades do estado de São Paulo se destacam: Águas de Lindóia, Socorro e Holambra. A seguir, conheça um pouco mais de cada uma delas.

Praça Adhemar de Barros, em Águas de LindóiaPraça Adhemar de Barros, em Águas de Lindóia - Foto: Divulgação/Prefeitura 

Águas de Lindóia
Localizada a 158 quilômetros da cidade de São Paulo, Águas de Lindóia é conhecida como a capital termal do Brasil. 

Preparado para receber o público da terceira idade, o município conta com diversas atrações, dentre as quais se destacam o Balneário Municipal, o Morro do Cristo, a Praça Adhemar de Barros e a Praça do Artesão, onde é possível comprar lembranças da cidade.

Continua depois da publicidade

De acordo com a Prefeitura local, o Balneário Municipal é a atração mais visitada por grupos da terceira idade. O local possui tanques de águas medicinais que curam e aliviam sintomas de doenças crônicas, como a artrite, sendo que os visitantes podem realizar banhos termais, massagens e terapias diversas.

Um dos banhos mais procurados é o Stangerbad – um banho termal com água levemente radioativa na fonte e com corrente elétrica galvânica, cuja sensação é semelhante a uma sessão de acupuntura. Este banho é indicado para quem tem problemas de mobilidade e, conforme a Prefeitura, é único em toda a América Latina.

No que diz respeito à culinária, destacam-se os restaurantes que servem comidas típicas da roça e os que possuem influência das culturas italiana, alemã e libanesa. 

Continua depois da publicidade

Pedra Bela Vista, em SocorroPedra Bela Vista, em Socorro - Fotos: Soulpics Photography/Divulgação Prefeitura

Socorro
Cortada pelo rio do Peixe, a cidade de Socorro fica a cerca de duas horas de São Paulo. Recentemente, o município recebeu o título de 1ª CITTASLOW do Brasil, um termo que, em tradução livre, significa ‘cidades lentas’. Talvez, está aí um dos motivos que levou a cidade, famosa por suas cachoeiras, ser um dos destinos mais procurados por turistas com mais de 60 anos no estado de São Paulo.

Outro ponto, segundo a Prefeitura, é que todos os atrativos são preparados para receber os idosos. Entre as principais atrações da cidade estão os mirantes públicos e privados, que permitem avistar a cadeia de montanhas da Serra da Mantiqueira, adquirir produtos, lembranças e guloseimas da cidade.

Há ainda os parques de aventura, com toda infraestrutura para vivenciar momentos na natureza, como restaurantes, lojas, espaços para caminhadas e locais de contemplação. Vale destacar também o Museu Municipal, os pesqueiros, fazendas de café para visitação, alambiques, a igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e o Centro Cultural Movimento, que conta a história do motociclismo e do ciclismo no Brasil.

Continua depois da publicidade

Deck do Amor, em HolambraDeck do Amor, em Holambra - Foto: Divulgação/Prefeitura

Holambra
A Expoflora, que acontece durante o mês de setembro, é certamente a primeira coisa que vem à mente quando se fala de Holambra. Contudo, a cidade é visitada durante todo o ano, inclusive pelos turistas 60+.

Além das flores, a forte presença da cultura holandesa na arquitetura e gastronomia é um dos atrativos da cidade, que conta ainda, entre seus pontos turísticos, com parques da exposição permanente de flores, museu histórico da imigração e construções famosas, como o Moinho Povos Unidos, o maior da América Latina, com tamanho similar ao do Cristo Redentor, e o Deck do Amor, um espaço dedicado aos casais apaixonados.

“Holambra é uma cidade extremamente acolhedora e de belíssimas paisagens. É também um dos destinos mais bem estruturados de São Paulo, sempre de portas abertas para receber bem os visitantes”, diz Alessandra Caratti, diretora municipal de Turismo e Cultura da cidade.

Continua depois da publicidade

Turismo 60+ em números
Segundo informações da Abav-SP | Aviesp, com base em pesquisas de diversas instituições, 32,9% dos cidadãos acima de 60 anos viajam de duas a três vezes por ano. Cerca de 56% dos idosos que viajam são mulheres, 83% vivem em regiões urbanas, 80% são aposentados e pensionistas, 19% têm acesso à internet, 54% contratam suas viagens por meio de agentes e 70% não compram por impulso.

Em relação a transporte, 76,3% viajam de avião, 16,8% de automóvel e 6,2% de ônibus. Na questão da hospedagem, 64,8% ficam em hotéis ou pousadas e 27% em casa de parentes e amigos.

Mais de 61% preferem viajar fora do período de férias escolares, 50% gostam de roteiros históricos, 46,9% preferem destinos de serra, 45,8% locais com praia e 70% escolhem viajar com público de idade diversa.

Continua depois da publicidade

Fontes: Fundação Instituto de Administração, relatório do Sebrae de 2019, Portal do Envelhecimento, Projeto Colabora,  Ministério do Turismo, Panrotas.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados