A+

A-

Alternar Contraste

Terça, 01 Outubro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Turismo para idosos cresce em São Paulo com lançamento de guia exclusivo ao público sênior

Setur-SP lança 70 destinos inclusivos durante a 6ª edição do Longevidade Expo Fórum, na capital paulista

Renata Fernandes

01/10/2024 às 10:56  atualizado em 01/10/2024 às 12:03

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Com aumento da expectativa de vida e independência financeira, idosos têm viajado com mais frequência

Com aumento da expectativa de vida e independência financeira, idosos têm viajado com mais frequência | Freepik

O turismo voltado para a terceira idade está em evidência na 6ª edição do Longevidade Expo Fórum, o maior evento do Brasil focado no mercado sênior de viagens, que termina nesta terça-feira (1º/10), no Distrito Anhembi, em São Paulo.

Continua depois da publicidade

Durante o evento, com profissionais do setor e o público interessado nas novidades do segmento, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) lançou o guia “Turismo da Maturidade no Estado de São Paulo”. 

O material traz 70 destinos inclusivos em várias regiões paulistas, com pacotes ofertados por 60 agências e operadoras de turismo locais. Entre as atrações destacadas está o Trem Republicano, que conecta as cidades de Itu e Salto. O Brasil, inclusive, tem o passeio de trem eleito como um dos melhores do mundo.

Com o aumento da expectativa de vida e a independência financeira, pessoas acima dos 60 anos têm viajado com mais frequência.

Continua depois da publicidade

Segundo o secretário de Turismo de São Paulo, Roberto de Lucena, cidades como Águas de Lindoia (famosa por suas águas termais curativas), Socorro e Holambra estão entre os destinos preferidos desse público. No estande da Setur-SP, os visitantes podem degustar cafés paulistas premiados. 

Público sênior impulsiona o turismo

Estudos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, até 2030, a população idosa ultrapassará a de jovens no Brasil, tornando-se o maior grupo de viajantes no país. A Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav-SP) revela que esse público viaja, em média, três vezes por ano, especialmente por destinos nacionais.

A geração prateada, como é chamada, contribui para a inclusão e qualificação do setor, ao exigir serviços e hospedagens adaptados às suas necessidades.

Continua depois da publicidade

Expo

A 6ª Longevidade Expo Fórum começou no dia 29 de setembro com pavilhões temáticos e interativos, além de ter promovido mais de 800 palestras e reunido 200 expositores ao longo de suas edições anteriores. Além da participação de 150 marcas expositoras e intensa programação de serviços à população 60+, atividades culturais, esportivas e educativas.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados