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Túnel Santos-Guarujá será o primeiro túnel submerso Brasil | Reprodução/Governo de SP
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, iniciou o terceiro “roadshow” internacional de 2025, que vai buscar um investidor europeu para as obras do túnel que ligará Santos ao Guarujá.
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Nesta segunda-feira (21/4), houve agendas na Dinamarca, Holanda e Noruega. O governador se reunirá à delegação apenas nesta terça-feira (22/4).
O objetivo é atrair investimentos internacionais para projetos estratégicos do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI-SP), tanto do túnel imerso Santos-Guarujá quanto das Travessias Hídricas.
Estão previstas reuniões estratégicas com empresas líderes em mobilidade e engenharia, como Ballast Nedam, Immontec, Ruter, LNS, Sweco, DFDS, TEC Tunnel, Maersk e Femern A/S, responsável pelo túnel Fehmarnbelt.
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Além disso, haverá uma visita técnica ao túnel submerso Fehmarnbelt, em construção entre a Dinamarca e a Alemanha. Com 18 quilômetros de extensão, quatro faixas rodoviárias e duas linhas férreas, a megaestrutura é considerada uma referência global e serve de exemplo para o projeto do túnel submerso.
No centro das apresentações está o Túnel submerso Santos-Guarujá, que será o primeiro do tipo no Brasil.
Com 1,5 km de extensão, dos quais 870 metros ficarão submersos, o projeto terá com três faixas por sentido, uma delas exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de passagens para pedestres e ciclistas.
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O projeto promete transformar a mobilidade urbana no estado de São Paulo, especialmente na Baixada Santista.
O leilão está marcado para o dia 1º de agosto e o investimento estimado é de R$ 6 bilhões, por meio de uma concessão patrocinada com prazo de 30 anos.
Em outubro de 2024, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) sancionou o Projeto de Lei n.° 655/2024 que autoriza a contratação de parceria público-privada para a construção, operação e manutenção do Túnel Imerso Santos-Guarujá.
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O PPI-SP reúne mais de R$ 550 bilhões em investimentos previstos em projetos estruturantes, divididos em quatro grandes pilares: mobilidade urbana, água e energia, rodovias e social.
Entre 2024 e março de 2025, dez leilões já foram realizados, com R$ 354 bilhões em investimentos contratados, o que representa mais de 60% de toda a carteira do programa.
Até o fim de 2025, estão previstos mais nove leilões, com expectativa de R$ 63 bilhões em novos aportes, consolidando o PPI-SP como o maior programa estadual de parcerias do Brasil.
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